Avenida Leão Sampaio ganha novo retorno para desafogar trânsito

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) deu início à construção de um novo acesso para a travessia de veículos na Avenida Leão Sampaio, bairro Lagoa Seca, na altura do cruzamento com a rua Mauro Sampaio. Com isso, os motoristas poderão cruzar a avenida sem a necessidade de subir à rua que fica por trás do I-UÁ hotel. Segundo o Detran, o acesso será possível tanto para quem vem de Barbalha quanto para os que desejem fazer o retorno para Juazeiro.

A medida, segundo o órgão, visa dar maior fluidez ao trânsito da avenida Leão Sampaio em toda a extensão do bairro Lagoa Seca, que registra grande movimento de veículos à noite em virtude do local abrigar o maior polo gastronômico da cidade.

Conforme o Detran, a nova alteração no trânsito deve passar a funcionar dentro de dez dias, tempo necessário para a conclusão da obra e instalação de um novo semáforo no local.

Alerta! Uma das posições sexuais mais populares é extremamente perigosa

Na hora do sexo, podemos ser sempre criativos e explorar as mais diversas posições, mas sem duvida alguma que a mais popular é a posição de missionário – em que o homem fica por cima da mulher

um novo estudo sobre posições sexuais e possíveis lesões causadas pelas mesmas revelou que, na verdade, a posição mais tradicional de todas está entre as mais perigosas para os homens.

Nas relações heterossexuais, a posição de missionário, em que o homem fica por cima da mulher, é a segunda que mais pode provocar fraturas penianas. Em termos percentuais, fica assim: homem por trás da mulher (44%), missionário (25%) e mulher por cima (10%).

Essa relação foi baseada em 90 pacientes heterossexuais que tiveram esse tipo de lesão durante o sexo e falaram sobre como esta aconteceu. “Podemos especular que, quando o homem está na posição dominante e extremamente ‘animado’, a relação sexual pode tornar-se extremamente vigorosa, provocando maior impacto no momento do trauma, quando o pênis desliza para fora da vagina e atinge o períneo”, explicaram os autores do estudo ao jornal britânico The Independent.

Entre as outras formas comuns que contribuem para a incidência de fraturas penianas estão a masturbação (17%) e o rolamento, quando há mudança de posição e a pessoa que está em cima fica por baixo da relação – nesse tipo, são 3% dos casos.

Felizmente, ainda são raros os casos de fratura peniana, mas a verdade é que existem e estão ligados a movimentos bruscos durante o ato sexual. É fundamental que, em caso fratura ou de outras lesões durante o sexo, a pessoa procure de imediato ajuda médica, ainda que possa considerar a situação imensamente constrangedora.

Fonte: Notícias ao Minuto

 

Mandato nas redes: confira a agenda dos deputados do Cariri no fim de semana

O News Cariri levantou a agenda parlamentar dos representantes do Cariri no parlamento cearense e na câmara federal. Confira tudo o que de mais importante foi publicado nas redes sociais dos políticos.

FERNANDO SANTANA

O Vice-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Fernando Santana (PT), esteve durante todo o fim de semana no Cariri. No sábado (14) foi à Basílica de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro, para receber uma homenagem de agradecimento das mãos do pároco Padre Cícero José. “Fiquei muito feliz pelo reconhecimento, serve de estímulo e aumenta ainda mais minha responsabilidade em desempenhar os nossos trabalhos”, disse. Já ontem (15), o deputado foi até Jardim para participar da tradicional festa de natal das crianças. “Desejo mais uma vez um Feliz Natal para toda a população, com muita harmonia, fraternidade e celebração do nascimento do Menino Jesus”, disse Santana, que participou da festa a convite do Prefeito Aniziário Costa, principal aliado do deputado no Município.

NELINHO FREITAS

O tucano Nelinho de Freitas não revelou detalhes de sua agenda política no fim de semana. Em postagem no seu perfil do Instagram ontem (15), o deputado lembrou do aniversário do senador Tasso Jereissati, principal expoente do PSDB no Ceará. “Tasso transformou o Ceará quando governou-o por três mandatos. No Senado Federal, representa muito bem o nosso estado viabilizando diversos recursos para saneamento, saúde e educação. Feliz aniversário, Tasso!”, disse Nelinho.

GUILHERME LANDIM

O deputado Guilherme Landim, líder do PDT na Assembleia Legislativa, também cumpriu agenda no Cariri neste fim de semana. Neste domingo (15), o parlamentar participou, em Mauriti, da solenidade de entrega de um micro-ônibus para os desportistas do município. Em postagem no Instagram, Landim destacou que o evento contou com “a presença do prefeito Mano Morais, vice-prefeito Vitor Martins, vereadores e o craque Adílio, campeão mundial pelo Flamengo em 1981”. Ainda ontem, o deputado participou da Renovação do vereador Macedinho, em Missão Velha, ao lado do prefeito Diego Feitosa e do ex-prefeito Washington.

PEDRO BEZERRA

O deputado federal Pedro Bezerra (PTB) cumpriu agenda oficial no sábado, 14, em sua cidade natal, Juazeiro do Norte. Ao lado do prefeito Arnon Bezerra, que também é seu pai, o parlamentar participou da inauguração da ponte Evandro Ayres de Moura, a primeira a ser construída das cinco planejadas no projeto “pontes das timbaúbas”. “MAIS UMA CONQUISTA TECIDA POR MUITAS MÃOS, AGORA ELA É DO POVO!”, escreveu o deputado em letras garrafais no seu perfil oficial no Instagram.

Exposição com obras de estudantes da rede estadual de ensino é opção de programação durante as férias

A exposição “Aluno Presente: vivências artísticas na gravura”, com 37 obras de xilogravura produzidas por alunos da rede pública de ensino do Governo do Ceará, está em cartaz no North Shopping Fortaleza, até o dia 6 de janeiro do próximo ano. Os trabalhos podem ser vistos diariamente neste período de férias, no horário de funcionamento do centro comercial, com entrada gratuita.

O jovem Ronald de Sousa, 19 anos, foi um dos que aproveitou o momento de folga para conhecer a exposição. Estudante do curso de administração de empresas, ele conta que já teve contato com a técnica através dos livros quando ainda cursava o Ensino Médio. O garoto informou que ficou surpreso ao descobrir que os autores das obras eram alunos de escolas públicas e não artistas plásticos. “Estava passeando e vi que estava tendo a exposição, então aproveitei para entrar e ver. Pela qualidade dos trabalhos, não imaginei que fossem feitos por alunos das escolas públicas do Estado, imaginei que fossem trabalhos de profissionais. Só descobri quando li no quadro. Gostei da exposição e indico para quem quer conhecer um pouco mais da arte”, recomendou o jovem.

O trabalho foi coordenado pelo artista plástico Silvano Tomaz, que durante cinco meses trabalhou com os jovens de três escolas estaduais por meio do edital “Artista, Presente”, uma ação conjunta das secretarias do Estado da Cultura (Secult) e da Educação (Seduc) voltada para a formação artística e produção cultural no cotidiano das escolas.

A xilogravura é uma técnica de origem oriental e que tem forte presença na cultura nordestina. Ela funciona basicamente como um carimbo. O artista esculpe o desenho através de talhos na madeira e depois o imprime em um papel ou outra superfície adequada. Os 37 alunos participantes são das escolas estaduais de Ensino Médio em Tempo Integral Vicente Arruda (Planalto Caucaia), Maria Thomásia (Maraponga) e Professor Aderaldo Plácido Castelo (Conjunto Ceará).

O artista plástico Silvano Tomaz contou a metodologia adotada durante o trabalho para que os alunos conseguissem, ao final de todo o processo, esculpir suas obras. “Não fui diretamente para a gravura, a gente começou no desenho e a partir daí fomos desenvolvendo a colagem. Passamos para isogravura, que é uma técnica que utiliza o isopor, para eles perceberem como é essa parte do preto e branco, onde eles iam cavar. Foi então que finalizamos com a xilogravura”, explicou.

Para ele, além de inserir os jovens um pouco no mundo das artes e afastá-los momentaneamente do uso excessivo de aparelhos eletrônicos, a experiência pode servir como um meio de conseguirem um retorno financeiro. “É uma maneira também deles ganharem uma renda, caso continuem a praticar e se dedicar. Os diretores ficaram muito contentes com os resultados e os alunos estão entusiasmados porque descobriram algo novo em suas vidas”, ressaltou Silvano.

João Victor da Silva está entre os 37 alunos expositores de suas obras. O jovem, que não tinha muito conhecimento sobre a técnica antes do projeto – apenas de ouvir falar, disse não ter tido muitas dificuldades para esculpiu uma índia graças à capacitação durante as oficinas. Após o aprendizado, João Victor, que sonha em se tornar um arquiteto, declarou que vai em busca de conciliar o desejo profissional também com a xilogravura. “Pretendo continuar fazendo a técnica com outras gravuras. Gostei muito e estou muito feliz, pois não teria essa oportunidade se nós não tivéssemos o Tomaz” comunicou o estudante, que reconheceu a importância do artista plástico Silvano no processo.

Serviço

Exposição “Aluno Presente: vivências artísticas na gravura”
Local: North Shopping Fortaleza – Espaço Cultural (3º piso)
Período: Até dia 6 de janeiro de 2020
Horário: 10h às 22 horas

Redução nos índices de roubo de carga no Ceará chega a 63% nos 11 meses de 2019

Os números de roubos de carga no Estado do Ceará seguem em diminuição contínua em 2019. Todos os meses deste ano registraram queda no índice criminal. O acumulado dos 11 primeiros meses de 2019, comparados ao mesmo período de 2018, chega a 63% a menos desse tipo de roubo registrado nas delegacias de Polícia Civil. O trabalho integrado das forças policiais do Ceará aliado às ferramentas tecnológicas, como o videomonitoramento e do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (SPIA), tem mantido o índice abaixo dos dados registrados no ano passado: saindo de 235 casos, em 2018, para 87, de janeiro a novembro de 2019.

Os meses em que os índices registraram maior redução foram em março, com redução de 81%, quando foram registrados cinco casos este ano contra 26 do ano passado. Em seguida, vem o mês de agosto, com queda de 78%, indo de 23 registros para cinco em 2019. Junho marcou o terceiro mês com maior queda no ano (-77%). Naquele mês foram contabilizados seis casos contra 26 do ano passado. Dos 11 meses de 2019, oito deles tiveram menos de dez casos por mês. Em 2018, apenas o mês de dezembro havia contabilizado casos abaixo de dez. Em novembro deste ano, os roubos de carga tiveram retração de 36%. Foram registrados sete casos contra 11 no ano passado.

Os bons resultados alcançados pelas forças de segurança do Ceará são frutos do trabalho ostensivo das equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da investigação criminal da Polícia Civil do Estado do Ceará (PMCE), por meio da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), da ampliação do videomonitoramento para o Interior do Estado – o sistema está em 43 municípios – e da ferramenta tecnológica do Spia (Sistema Policial Indicativo de Abordagem) – inteligência artificial criada em conjunto pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Para o delegado titular da DRFVC, Diego Barreto, o trabalho de investigação é parte essencial na estratégia para identificar os criminosos e desarticular os grupos que agem contra o trabalhador. “A Polícia Civil cumpre o seu papel através da investigação, identificando e prendendo quadrilhas especializadas neste tipo de crime. Foi o que nós fizemos ao longo do ano de 2019, com diversas prisões. Desmontamos organizações criminosas especializadas neste crime e focamos, principalmente, no receptador. É ele quem fomenta esse tipo de delito. Ele encomenda a carga, incentiva os demais integrantes do grupo criminoso e coloca em risco o motorista que transporta essas mercadorias”, ressalta.

Modelo nacional

Não à toa o Estado do Ceará tem servido de referência para outros estados da federação. O uso da tecnologia e a aplicação de novas estratégias contra o crime transforaram o Ceará em exemplo para o restante do Brasil na utilização de soluções tecnológicas aplicadas à área da segurança pública. O modelo de segurança cearense serviu de base para a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) replicar os sistemas para outros estados.

A união dessas ferramentas facilita o processo de investigação e de inteligência para combater grupos criminosos que agem no Estado, como descreve o superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Aloísio Lira. “A integração das estratégicas adotadas pela segurança pública do Ceará tem surtido efeito em diversos outros índices criminais, que mês a mês, reduzem mais de 50% em relação aos números do ano passado, como acontece com os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e roubos a instituições financeiras. A inserção das tecnologias na rotina do policial otimiza o tempo de resposta para atuar em cada ocorrência, ou seja, o agente hoje trabalha focado nas ações, porque os sistemas apresentam mais possibilidades para atuação deles”, destaca.