Governo do Crato realiza articulações, em Brasília, e viabiliza melhorias para o Desenvolvimento Agrário no município

Publicidade

O gestor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário de Recursos Hídricos (SMDARH), Carlos Freires, esteve entre os últimos dias 8 e 9 de outubro, em Brasília, participando de importantes reuniões de articulação.

Na terça-feira, dia 8, participou de encontro com o diretor técnico Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER), órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) Benjamim Maranhão e o assessor jurídico, Leonardo Vieira. Na ocasião, foram abordados assuntos relacionados a construção de um Plano Municipal de Assistência Técnica para o município do Crato. “A ideia foi buscar apoio para subsidiar a elaboração de um plano municipal de aterro para o município”, explicou Carlos Freires.

Ainda na oportunidade, na quarta-feira (9), foram feitas visitas técnicas, ciceroneadas pelo coordenador geral da Secretaria de Defesa Agropecuária, Hugo Caruso, em dois setores: o Departamento de Inspeção de Origem Vegetal (DIPOV) e a Coordenação Geral de Qualidade Vegetal (CGQV).

“Tratamos sobre os sistemas de inspeção, buscamos orientações, informações técnicas sobre a nova legislação acerca de registros de classificação de produtos, entre outros. O município do Crato já se posiciona na questão de aperfeiçoamento do Selo de Inspeção Municipal (SIM) com vistas à nova legislação”, disse o gestor da SMDARH Crato, que ainda ressaltou as conversas sobre o Polo da Fruticultura do Cariri e Centro Sul, na Rota da Fruticultura do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Ainda em Brasília, o secretário Carlos Freires, sempre acompanhado do Presidente da Comissão de Obras e Serviços da Câmara Municipal do Crato, vereador Pedro Lobo, se reuniram com o Secretário Nacional de Inclusão Social e Produtiva Rural do Ministério Da Cidadania, José Roberto Cavalcante. A pauta foi a instalação de um banco de alimentos para o Crato, bem como a ampliação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e cisternas para o consumo humano.

Uma das principais diretrizes da gestão do Prefeito Zé Ailton Brasil é buscar articulações para viabilizar melhorias para o município, e nesse contexto específico, trazer o progresso para o desenvolvimento agrário e os recursos hídricos.

Publicidade

Leia também