A Secretaria de Saúde do Crato, por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde, através do Centro de Zoonoses, administra um trabalho de cuidados e prevenção de riscos e agravos à saúde pública, provocado por animais. Esses riscos são as zoonoses, enfermidades transmissíveis pelo animal ao homem.
O Centro disponibiliza inúmeros serviços à população, como: resgate de cães e gatos agressivos ou com suspeita de zoonoses (raiva, leishmaniose); inspeção em domicílios e em logradouros públicos para verificar e prevenir a presença de roedores (Programa de Controle e Vigilância de Roedores); educação em saúde (palestras e rodas de conversa); vacinação antirrábica, conforme orientação do Ministério da Saúde e Governo do Estado; Programa de Vigilância e Controle de Raiva; Programa de instalação de peixes em cisternas, tambores e caixas d’água para controle do Aedes aegypti; testes rápidos e coleta sanguínea para diagnóstico da leishmaniose visceral canina; vacina contra leishmaniose para cães em monitoramento, colocação de coleiras impregnadas com deltametrina que previne contra leishmaniose (encoleiramento); e atendimento médico veterinário para diagnóstico de zoonoses.
De acordo com a Coordenadora Especial da Vigilância em Saúde, Arlene Sampaio, o Centro de Zoonoses do Crato conta com profissionais especializados ao dispor da comunidade de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. “Temos uma longa lista de serviços de cuidados para o controle e vigilância de zoonoses, contudo existem serviços nos quais o Centro não pode fazer, como: captura de animais saudáveis ou sem suspeita de zoonoses, internamento e tratamento veterinário e atendimento de denúncias de maus tratos e crimes ambientais. Porém, no que pudermos ajudar pela qualidade da saúde de nossa cidade, estaremos prontos para auxiliar”, esclarece Arlene.
Serviço
Centro de Zoonoses do Crato
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.
Avenida Thomaz Osterne de Alencar – s/n, Crato – CE,
Telefone (88) 3521-2698