Aumenta o número de armas de fogo apreendidas pela Polícia na região do Cariri

Por Agência News Cariri

Em meio ao acirrado combate contra a criminalidade na Região do Cariri,  o número de armas de fogo apreendidas pela Polícia, só cresce a cada dia. O exemplo disto é que apenas nos últimos dias, mais nove armas foram retiradas de circulação nas cidades de Crato, Barro e Juazeiro do Norte-CE.

Nesta última cidade, a apreensão se deu no interior de um estabelecimento que funciona um lava jato, após denúncias anônimas que indicavam a presença de um homem de posse de uma arma de fogo, no bairro Tiradentes.  De acordo com informações, quando os militares do RAIO 03 FISCAL E RAIO 04 chegaram ao endereço indicado, se depararam com o acusado identificado por Osman Gonçalves Magalhães Filho, de 40 anos, saindo do estabelecimento, sendo dado voz de parada e realizada a abordagem.  Após buscas realizadas no local as autoridades encontraram o revólver calibre 38, oxidado com capacidade para seis munições e 22 munições de calibre 38.

Nesta   mesma cidade, na  segunda-feira, 12, foi apreendido um revólver calibre 32 com três munições picotadas e três intactas, de posse de um menor de idade identificado por  D. H. O. V, de 16 anos. A apreensão se deu no cruzamento das ruas Francisco Martins de Sousa e Rafael Malzone, no bairro Vila Real em Juazeiro do Norte-CE,após uma perseguição policial contra Luiz  Gustavo Santana Teles, de 19 anos,  que terminou com ele morto após confronto e o menor apreendido. Eles haviam acabado de roubar aparelhos celulares de dois homens, sendo que o crime foi visto por um policial do RAIO que iniciou a perseguição com o apoio dos colegas.  A dupla trafegava em uma Shineray, sem placas e de cor preta, onde passaram a desobedecer a ordem de parada.  Em determinado momento, Luiz Gustavo, sacou uma arma e apontou para as autoridades, sendo baleado e morrendo no local. De posse do menor que ainda tentou fugir, foi apreendido os dois aparelhos celulares e a referida arma.

  Já em Barro-CE, foi apreendido uma carabina de pressão 4.5 e uma espingarda tipo garrucha. De inicio, as autoridades foram informadas de que o acusado identificado por Jeferson Eduardo Felipe da Silva, de 24 anos, estava ameaçando uma mulher, e que o genro dela, de 23 anos já havia sido lesionado.  Imediatamente uma equipe da polícia militar foi ao local se deparando com o acusado e apreendendo as armas de fogo.

Em juazeiro do Norte-CE, mais precisamente no bairro Juvêncio Santana foi apreendido mais uma espingarda calibre 28, três espingarda de pressão, seis Munições de Cal. 28 e mais 6 munições calibre 36, no último domingo, dia 11. De inicio, as autoridades do BPRAIO foram informadas de que   uma mulher havia sido ameaçada pelo seu cunhado identificado por José Cléber Mendes Sobreira, de  43 anos.  De imediato a equipe do RAIO 05 com apoio do RAIO 04 se deslocou até o local e chegando lá, a vítima relatou que o acusado possuía uma arma de fogo e que levaria os policiais até a casa.  No referido imóvel, os policiais se depararam com a mãe do acusado identificada por Maria Guiomar Mendes Sobreira, que permitiu a entrada das autoridades que após buscas encontraram todos os materiais citados acima. Ela informou que o filho estava na UPA , onde os raianos encontraram o acusado e o levaram até a 20º DP a fim de serem tomadas as medias cabíveis.

Em Crato-CE na última sexta-feira, dia 09, por volta das 18h40 quando os raianos receberam a denúncia de que um indivíduo em um veículo Frontier, de placa  OCR- 4238 estava armado nas imediações do loteamento Nossa Senhora  de Fátima.  Mediante as informações, a equipe do RAIO 02 se deslocou até o local a fim de averiguar a denúncia e chegando lá se deparou com Getúlio Rodrigues da Silva, de 41 anos, de posse de uma pistola, da marca Taurus, calibre 380 municiada com 19 munições, além de mais dois carregadores contendo 18 munições cada uma. No momento desta abordagem ele apresentou o certificado de  registro de atirador esportivo, bem  como o Guia de Tráfego da arma, porém ambos os documentos estavam com a data de validade até o último dia 26/07 deste ano. Diante do exposto, o Delegado Plantonista optou por apreender a arma, a fim de serem tomadas as medidas cabíveis.