Campeões mundiais pela quarta vez no começo do mês, os Estados Unidos dominam a lista de melhores jogadoras do planeta em 2019. A Fifa divulgou nesta quarta-feira as 12 indicadas ao prêmio The Best deste ano, e o país norte-americano é o grande destaque, com quatro indicadas, incluindo Megan Rapinoe, eleita craque da Copa do Mundo feminina.
Desta vez, o Brasil não tem representantes entre as indicadas, com Marta – atual detentora do troféu e seis vezes melhor do mundo – ficando de fora da lista. Os Estados Unidos são representados, além de Rapinoe, por Julie Ertz, Rose Lavelle e Alex Morgan – eleita a segunda melhor jogadora da Copa do Mundo.
Embora tenha chegado à final do Mundial, a Holanda tem apenas uma representante na relação: a atacante Vivianne Miedema. A França, apesar de ter caído nas quartas de final para os EUA, teve dois nomes indicados: Wendie Renard e Amandine Henry, algoz do Brasil nas oitavas. Quarta colocada no torneio, a Inglaterra também teve duas atletas apontadas, Ellen White e Lucy Bronze. Fecham uma australiana, Sam Kerr, lista duas norueguesas, Caroline Graham Hansen e Ada Hegerberg – que não jogou o Mundial e foi a dona da Bola de Ouro no ano passado.
Os 12 nomes foram apontados por um painel de especialistas, tendo como base o trabalho mostrado entre 25 de maio 2018 e 7 de julho de 2019. O grupo foi formado por ex-jogadoras e técnicas: Aline Pellegrino (Brasil), Rae Dower (Austrália), Nadine Kessler (Alemanha), Kristine Lilly (EUA), Portia Modise (África do Sul), Aya Miyama (Japão), Thuba Sibanda (Zimbábue), Kelly Smith (Inglaterra), Rhian Wilkinson (Canadá) e Kirsty Yallop (Nova Zelândia).
Os candidatos agora passarão por um processo de votação popular no site da Fifa, que ocorrerá paralelamente a uma eleição entre jornalistas de cada país filiado à entidade, além dos treinadores e capitães das seleções. Cada país terá, desta forma, três representantes.
A votação ocorre da seguinte forma: cada eleitor indica três candidatos, em ordem de preferência: 1º, 2º e 3º colocado. O primeiro leva cinco pontos; o segundo, três pontos; e o terceiro, um ponto, e quem tiver a maior soma fica com o troféu. A votação será encerrada em 19 de agosto, e os três finalistas serão divulgados em data ainda não confirmada. O grande vencedor será anunciado no dia 23 de setembro, na cerimônia do Fifa The Best.
A lista das 12 indicadas ao prêmio de melhor jogadora do mundo pela Fifa em 2018/19:
Lucy Bronze – Inglaterra e Lyon
Julie Ertz – Estados Unidos e Chicago Red Stars
Caroline Graham Hansen – Noruega e Wolfsburg
Ada Hegerberg – Noruega e Lyon
Amandine Henry – França e Lyon
Sam Kerr – Austrália e Chicago Red Stars
Rose Lavelle – Estados Unidos e Washington Spirit
Vivianne Miedema – Holanda e Arsenal
Alex Morgan – Estados Unidos e Orlando Pride
Megan Rapinoe – Estados Unidos e Reign FC
Wendie Renard – França e Lyon
Ellen White – Inglaterra e Birmingham
Fonte: Globo esporte