O jogo entre uma seleção brasileira de masters contra Israel já tem data marcada para ser realizado: dia 29 de outubro, em Haifa. A partida, batizada de Shalom Game, terá a presença de craques que fizeram história no futebol brasileiro como Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo, Emerson e Bebeto.
Apesar de ser um evento que não tem relações com a política, alguns políticos de ambos os países devem marcar presença no estádio do Maccabi Haifa, o Sammy Ofer, que é considerado o mais moderno de Israel e tem capacidade para 30 mil torcedores. A expectativa da organização é por um grande público.
A partida é similar ao que foi realizada em Oslo, na Noruega, no ano passado. Na ocasião, com um time basicamente formado por atletas que foram vice-campeões mundiais em 1998, e com Ronaldo Fenômeno como técnico, o Brasil venceu por 3 a 0 a Noruega.
O evento, assim chamado pelos organizadores por se tratar mais do que uma partida de futebol, tem como objetivo colocar Israel no mapa do futebol mundial, no mapa dos grandes eventos.
O Shalom Game também servirá para apagar uma recente frustração no país: pouco antes da Copa de 2018, os israelenses viram um jogo contra a Argentina de Messi, que seria realizado em Jerusalém, ser cancelado. Manifestações pró-Palestina fizeram a AFA (Associação de Futebol Argentino) recuar e cancelar o encontro.
Ronaldinho Gaúcho, um dos nomes confirmados no jogo, já tem uma relação mais próxima com Israel. A Ronaldinho Soccer Academy, uma rede de escolinhas chancelada pelo Gaúcho, desembarcou no país no ano passado com algumas unidades. Uma delas em Jerusalém.