Tamar de Aracaju realiza atividades na Semana Nacional do Museus

Por G1 SE — Aracaju

Publicidade

O Projeto Tamar Aracaju preparou uma programação especial durante a 17ª Semana de Museus, que traz como tema ‘Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições’. Haverá apresentações das ações culturais realizadas nas comunidades apoiadas pelo projeto e exibição de vídeos, oficinas, sarau poético, exposição fotográfica, roda de capoeira e espetáculo do grupo de Teatro Imbuaça.

Até o domingo (19), acontecem visitas guiadas, às 10h e às 16h, além de homenagens às ações culturais desenvolvidas pelo Tamar Sergipe. E às 14h, ocorre a mostra de vídeos com exibição de curtas metragens contando a história das ações culturais do projeto.

No sábado (18), a partir das 10h tem a oficina retalhos, com Marina Menezes, da Confecção de Pirambu, que vai ensinar a fazer tartarugas marinhas em patworking. Às 15h tem a apresentação da Capoeira Unidos nas Tartarugas. Uma hora depois tem o Sarau Poético Infantil com Gustavo Aragão.

No domingo, tem a oficina de instrumentalização, às 15h, com a confecção de instrumentos musicais com materiais reciclados. Às 17h, o Grupo Imbuaça apresenta o espetáculo ‘Mar de Fitas Nau de Ilusão’.

Os Museus da Tartaruga Marinha preservam, pesquisam e difundem conhecimento, aproximam os diferentes públicos do ambiente marinho e convidam à aventura de proteger as tartarugas. Mostram o trabalho que acontece nas praias, geram renda para as comunidades litorâneas e arrecadam recursos para as ações de conservação e pesquisa. Além de valorizar e conservar a tradições culturais das comunidades onde atua.

A Semana de Museus é um evento coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) a partir de tema proposto anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) para celebrar o Dia Internacional de Museus (18 de maio).

Fonte: G1.com

Publicidade

Leia também