Secretários municipais esclarecem ações de suas pastas na sessão ordinária

Publicidade

Na manhã da ultima terça-feira (14/05) aconteceu mais uma sessão ordinária na Câmara de vereadores do Crato, presidida pelo vereador Florisval Coriolano (PRTB), a sessão contou com a presença dos secretários Brito Jr. (Meio ambiente e desenvolvimento territorial), Zilcélio Alves (Desenvolvimento agrário e recursos hídricos), e Germana Brito (Educação).

 

O secretário Brito discutiu, juntamente dos presentes, a pauta para o XII Grito da terra Cariri que, segundo ele, é um mecanismo de reivindicação junto aos governos municipal, estadual e federal para incluir nas diretrizes orçamentárias pautas ligadas ao meio ambiente. Brito Jr. destacou a preocupação devido ao anúncio de desmantelamento da política ambiental feito pelo governo federal, que de acordo com ele, pretende cortar gastos destas políticas.

 

Zilcélio Alves sugeriu que o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Orgânicos e Ecológicos do Cariri (sinttroec) possa dar um prazo maior para que as secretarias estudem a pauta do Grito da terra e posteriormente seja marcada uma reunião para discutir o evento. Destacou também que algumas ações já estão sendo desenvolvidas no intuito de fomentar a agricultura, dando como exemplo as hortas e farmácias vivas que estão sendo implantadas nos espaços públicos. 

 

A secretária Germana Brito respondeu as declarações do vereador Amadeu de Freitas (PT), que na sessão anterior declarou a falta de materiais básicos nas escolas municipais. Segundo ela, algumas escolas estão em processo de reforma ou ampliação, o que causa problemas estruturais. Já com relação ao material, reconheceu a importância e destacou que a primeira parcela do Programa Dinheiro Direto nas Escolas (PDDE) está sendo repassado aos colégios. Germana destacou ainda que a secretaria está iniciando o envio de materiais e livros, o que não foi feito antes devido a não realização do processo licitatório.

 

Ainda esteve participando da sessão e contribuindo com as discussões o Sr. Expedito Guedes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Orgânicos e Ecológicos do Cariri (sinttroec). 

Publicidade

Leia também