Chove em mais de 130 municípios no Ceará e condições de chuva continuam favoráveis nesta quarta-feira (22)

Foto: Marciel Bezerra

Publicidade

A quarta-feira (21) chega com mais condições de chuvas no Ceará. A previsão do tempo atualizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na manhã de hoje (22) aponta para céu nublado e precipitações em boa parte do estado.

Nas análises realizadas na tarde de ontem, os meteorologistas da Funceme já haviam reforçado que a região Nordeste seguiria sob influência de áreas de instabilidade que se deslocaram do oceano Atlântico e adentraram o continente.

“Estas áreas estão associadas à atuação do Cavado de Altos Níveis (CAN), que está sobre o oceano, próximo ao leste do Nordeste. Ao longo de hoje, este sistema tende a se afastar, reduzindo as condições de chuva para esta quinta-feira (23)”, comenta o meteorologista Raul Fritz.

Diante do cenário atual, a Funceme prevê, para hoje, céu nublado com eventos de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba. Já nas macrorregiões Jaguaribana e do Sertão Central e Inhamuns, as precipitações deverão ser isoladas, isto é, com uma menor área de abrangência, além de apresentarem céu mais claro (nebulosidade variável). No sul do Ceará, onde está o Cariri, a indicação é de possibilidade de chuva.

Com a dissipação do Cavado, a quinta-feira (23) deverá ser de chuvas mais reduzidas em relação ao intervalo entre esta terça e hoje. Segundo a Funceme, a previsão é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva na faixa litorânea. Nas demais regiões, céu com cobertura variável de nuvens, sem indicação de condições favoráveis às chuvas até este momento.

Já a partir da próxima sexta-feira (24), há a tendência da formação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) cujo posicionamento deverá voltar a contribuir para mais precipitações sobre áreas mais ao norte do Ceará.

Na tarde de hoje, um nova rodada de análise das condições de tempo será realizada pela Funceme para observar possíveis alterações e, se necessário, realizar mudanças na previsão para os próximos dias. Para acompanhar, basta acessar o site do órgão.

Balanço de chuvas

O Ceará voltou a registrar acumulados de chuva de mais de 100 milímetros, após cerca de 1 mês. No intervalo entre as 7h desta terça (21) e as 7h desta quarta-feira (22), as maiores precipitações aconteceram em Morada Nova (120 mm), Fortim (117 mm) e Pacatuba (111,2 mm).

A última chuva com mais de 100 milímetros havia sido registrada entre os dias 20 e 21 de abril, com 118 mm, em Iracema. Além dos acumulados mais expressivos das últimas 24 horas, o Ceará apresentou precipitações em, pelo menos, 124 municípios, sendo eles distribuídos todas as macrorregiões.

Fonte: assessoria Governo do Estado

Publicidade

Leia também