Vigilância Sanitária realiza “Operação Semana Santa” e intensifica vistorias na comercialização de peixes

Publicidade

De olho na qualidade dos peixes que, nessa época do ano, reinam em balcões dos mais variados tipos de estabelecimentos, a Secretaria de Saúde do Crato, por meio da Vigilância Sanitária, iniciou, nesta semana, as inspeções prévias com a Operação Semana Santa.

A Gerente de Célula da Vigilância Sanitária, Ana Lígia Aquino, ressalta que a qualidade dos peixes oferecidos nos mercados depende, exclusivamente, da adoção de boas práticas, como limpeza, controle da temperatura e umidade durante o armazenamento, transporte, distribuição e ainda a avaliação constante das características normais do produto.

Para tanto, a VISA vem priorizando as orientações aos comerciantes sobre a importância de observar e cumprir critérios definidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Para termos à mesa um produto de qualidade, todos precisam fazer a sua parte. O comerciante deve seguir os protocolos dos órgãos reguladores e o consumidor tem que estar atento à higiene dos estabelecimentos e conferindo a procedência, validade e temperatura de armazenamento dos produtos. Já a Vigilância, mais do que fiscalizar, atua na prevenção dos riscos à saúde pública. Para isso, ampliamos as orientações e intensificamos as prévias em eventos, como a própria Semana Santa. Essa estratégia trouxe resultados muito positivos, e nos permitiu avançar na redução de riscos”, comemora Ana Lígia.

Publicidade

Leia também