Projeto de incentivo à leitura é destaque em escola de Farias Brito

Publicidade

O desinteresse pela leitura e as dificuldades de aprendizagem na fase escolar de uma criança são desafios enfrentados na vida de muitos professores por todo o país. Mas essa realidade tem mudado na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Joaquim Pereira de Sousa, localizada no Sítio Sousa em Farias Brito, com o desenvolvimento do “Projeto Restaurante da Leitura”.

A iniciativa surgiu da necessidade de estimular e incentivar a imaginação, despertando o gosto pela leitura e pensando em realizar algo que envolvesse toda a comunidade escolar, e dessa forma melhorasse o desempenho e a participação dos alunos em sala de aula. Para a Coordenadora Pedagógica Vanessa Mila “a ferramenta da leitura é poderosa na construção do conhecimento”.

“O Restaurante da Leitura” é voltado para alunos do infantil ao 9º ano, os livros utilizados pelas crianças são da própria escola, e segundo Vanessa a repercussão do projeto tem sido positiva. “Nós temos um controle onde anotamos a saída dos livros, e depois desse movimento a busca aumentou bastante. Os pais nos contam como eles chegam empolgados em casa, falando sobre o quanto aquele momento foi prazeroso, observou à coordenadora.

As ações acontecem ao término de cada bimestre, trabalhando com 320 alunos, durante uma semana às visitas à biblioteca são feitas em um espaço lúdico criado no pátio da escola. O projeto de leitura da Escola Joaquim Pereira de Sousa tem o apoio da Secretaria de Educação do município.

Publicidade

Leia também