I Encontro de Experiências e Saberes da Fé reuniu penitentes e estudantes em Várzea Alegre

Publicidade

Na manhã dessa quinta-feira, 25, foi realizado em Várzea Alegre o I Encontro de Experiências e Saberes da Fé envolvendo grupos de penitentes deste município, estudantes e outros segmentos culturais. Entre penitentes e estudantes, o encontro reuniu cerca de 150 participantes.

O evento aconteceu na Secretaria de Cultura e Turismo, na agenda do XV Edital Ceará da Paixão 2019, da Secretaria de Cultura do Ceará – Secult, que também contemplou a XIII Procissão do Fogaréu, realizada no dia 12 de abril com a participação de nove grupos de penitentes de Várzea Alegre e das cidades de Cedro e Aurora.

O coordenador de Cultura e Turismo de Várzea Alegre, Dr. Hélio Batista, falou que o encontro teve duas vertentes: fazer um apanhado e divulgar a história dos penitentes no transcurso dos tempos no Cariri e em Várzea Alegre; e a finalidade pedagógica de transferir para os alunos a tradição e a verdadeira missão dos penitentes.

Dr. Hélio Batista fez referência ao compositor Zé Clementino (in memoriam), que era admirador da cultura dos penitentes. Segundo Batista, Zé Clementino foi penitente e compôs vários benditos. Entre os benditos compostos por Zé Clementino, ele destacou “A via sacra de Cristo”, escrito em 13 janeiro de 1999; “Bendito de São João”; e o “Bendito de Jacó”.

Ruy Aurélio Rolim – agente cultural, que por sua atuação, viabilizou a participação de Várzea Alegre do XV Edital Ceará da Paixão 2019, disse que o município foi classificado em quinto lugar de um total de oito vagas na categoria “Manifestação Tradicional Popular”.

Segundo Ruy Aurélio, além da procissão e do encontro, a verba de R$ 13.300,00 do projeto subsidia também a compra de indumentárias doadas aos penitentes e a produção de um curta-metragem. Ele avaliou o encontro como positivo para a cultura dos penitentes que só acontece no Ceará devido aos esforços do Governo do Estado e das secretarias municipais de cultura. “No caso de Várzea Alegre, o município assume papel protagonistas por realizar durante 13 anos a Procissão do Fogaréu”, disse.

Publicidade

Leia também