Governador do Ceará tem encontro com empresa líder mundial de tecnologia

Foto: assessoria

Publicidade

No último dia da missão à China, o governador Camilo Santana esteve na Empresa Huawei, líder global no fornecimento de equipamentos de rede e telecomunicações. O governador foi recebido pelo vice-presidente global de Relações Governamentais da Huawei, Roy Chen, e conheceu de perto os equipamentos de última geração que estão sendo utilizados nas principais metrópoles do mundo para melhorar os serviços à população. A chamada “cidade inteligente”, conhecida também pelo termo inglês “smart city”, usa tecnologia para planejar uma cidade criativa e sustentável, que atenda as necessidades da população e supere os desafios que resultam do crescimento das cidades.

Após o encontro, o governador fez um balanço da semana em que esteve no país asiático realizando encontros para assinatura de parcerias e para a prospecção de novos negócios. “Não há como pensar na captação de novos parceiros comerciais para o Brasil sem aprofundar esse relacionamento com a China. O país tem avançado nos negócios em todo o mundo, investindo muitos recursos, e quero que essa parceria chegue forte ao Ceará, para melhorar nossos serviços, impulsionar a economia e atrair mais empregos para os cearenses”, disse o governador.

Após cumprir a última agenda na China, Camilo Santana retorna ao Ceará nesta terça-feira (30).

Agendas

Durante a missão na China, o governador Camilo Santana firmou parcerias e conheceu novas tecnologias em outras quatro áreas consideradas estratégicas para o Governo do Ceará: Saúde, Segurança, Educação e Infraestrutura. Na última quarta-feira (24), em Pequim, foi assinado um acordo com o Grupo Meheco (Medical Health Company), um dos maiores do mundo na área de tecnologia em saúde, que estabeleceu bases de cooperação para o fornecimento de equipamentos para os hospitais cearenses, instalação de empresas no estado e desenvolvimento de tecnologia na área da saúde.

Na quinta-feira (25), o governador esteve na cidade chinesa de Hangzhou, onde se reuniu com representantes da Dahua Technology para conhecer a expertise da empresa no uso da tecnologia para o combate ao crime. Foram apresentados projetos desenvolvidos no uso de inteligência artificial na prevenção de crimes e investigação de delitos, além do serviço de monitoramento de presos que respondem pena em liberdade. Nos próximos dias, o Ceará vai receber equipes da Dahua Technology para fazer um estudo do melhor modelo a ser desenvolvido na parceria entre a empresa e o governo cearense.

Na sexta-feira (26), Camilo Santana esteve em Dalian, onde fechou acordo com o prefeito Tan Chengxu para intercâmbio de alunos e professores de escolas públicas cearenses na China. O Ceará também deverá receber estudantes chineses. Já a partir do próximo mês de agosto, dez alunos e dois professores de escolas estaduais do Ceará estarão em Dalian realizando o primeiro intercâmbio.

Já no último sábado (27), também em Dalian, a comitiva cearense se reuniu com diretores de um grande grupo chinês da área petroquímica. “Nossa equipe já havia tido uma primeira reunião em fevereiro, quando foi demonstrado o interesse deles de investirem pela primeira vez no Brasil. Mostrei todo o potencial do nosso estado e a estrutura do Complexo Portuário do Pecém e da nossa Zona de Processamento de Exportação (ZPE)”, citou o governador.

Ontem, no penúltimo dia da missão comercial na China, Camilo Santana se reuniu com diretores da companhia China Communications Construction Company (CCCC), maior empresa de infraestutura do país e uma das maiores do mundo. Na ocasião, foram discutidos possíveis acordos entre a empresa e o estado, principalmente na parte de infraestrutura logística. “O nosso Complexo Industrial e Portuário do Pecém tem crescido muito e, com a atração de novas empresas, precisamos dotar o Ceará de uma infraestrutura que seja adequada para receber os empreendimentos. Isso significa maior impulso na nossa economia e consequente geração de mais empregos para os cearenses”, citou o governador, que também esteve com o embaixador do Brasil na China, Paulo Estivallet.

Fonte: assessoria

Publicidade

Leia também