China: Governo do Ceará assina acordo para desenvolvimento de tecnologia e gestão em Saúde

No primeiro dia da missão na China, o governador Camilo Santana participou de encontro em Pequim com o vice-presidente do Grupo Meheco (Medical Health Company), Wang Hongxin. O Grupo Meheco é um dos maiores do mundo na área de tecnologia em saúde. Acompanhado do secretário da Saúde, Dr. Cabeto, e do assessor especial de Assuntos Internacionais, César Ribeiro, Camilo Santana apresentou a estrutura dos equipamentos de saúde do estado e como a economia do Ceará vem avançando através dos hubs aéreo, marítimo e tecnológico.

“Com austeridade fiscal e ousadia, nosso estado avançou muito nos últimos anos. Somos o estado mais equilibrado fiscalmente do país, e temos atraído grandes empresas para impulsionar nossa economia e gerar mais empregos para os cearenses. Nossa disposição é de que o Ceará seja a porta de entrada para a chegada da Meheco ao Brasil”, disse o governador. O vice-presidente da Meheco elogiou o Ceará e reforçou a disposição da empresa em investir no estado.

No acordo assinado nesta quarta-feira (24), ficaram estabelecidas bases de cooperação para o fornecimento de equipamentos para os hospitais cearenses, instalação de empresas no estado e desenvolvimento de tecnologia na área da saúde. Também ficou definida a criação de um grupo de trabalho para tocar de imediato os projetos. Já no próximo mês uma equipe da Meheco estará no Ceará.

Segundo o secretário da Saúde, Dr. Cabeto, o acordo é de grande importância para o Ceará, pois “representa mais investimentos em pesquisa, gestão, tecnologia e desenvolvimento. Além de ser a abertura de uma nova economia para o Ceará”. Camilo Santana reforçou sua determinação em transformar o Ceará num grande centro de inovação na área da saúde. “Já conseguimos atrair uma unidade da Fundação Oswaldo Cruz para o Polo de Saúde do Eusébio, estamos negociando com a francesa Pasteur, e continuaremos buscando novos parceiros”, disse o governador.

Nos próximos dias, o governador Camilo Santana terá novos encontros e reuniões com investidores nas áreas de tecnologia, segurança, energia e infraestrutura nas cidades de Pequim, Hangzhou e Dalian.

Fonte: assessoria do Governo do Estado do Ceará

Xand Avião e Nando Reis estão confirmados para a Expocrato 2019

Por Rafael Pereira/Agência News Cariri

O cantor e compositor Nando Reis fará parte de um dos shows da edição desse ano da Expocrato 2019. A produção do evento confirmou a participação do cantor paulista que ainda não está com data marcada para uma das noites que acontece de 13 a 21 de julho. Para os amantes do Rock Nacional, Nando Reis será uma das atrações do palco do Festival.

Xand Avião também está confirmado sua participação na Expocrato. A produção também não publicou em que noite se dará a apresentação do cantor forrozeiro, mas, na página oficial do Instagram do Festival, será “uma noite perfeita pra colocar toda a nação aviãozeira pra dançar!”.

Em um ano, doações às entidades filantrópicas cresceram mais de 600%, aponta Receita Federal Juazeiro do Norte

De 2017 para 2018, a destinação dos 3% do imposto devido para projetos sociais, no Cariri cearense, saltou de 15 mil para quase 89 mil reais. Para o auditor da Receita Federal Juazeiro do Norte, Marcos Alexandre, “o potencial doador no Cariri é alto, chega a quase 1,9 milhão, mas muito contribuinte ainda não destina o recurso permitido pelo governo ao terceiro setor”.

Com a atualização anual do sistema usado para efetuar o envio da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, está ainda mais fácil encontrar na ficha, a opção “Doações Diretamente na Declaração – ECA”, depois é só clicar no botão “Novo”, escolher o fundo (Municipal – Barbalha – Ceará) e informar o valor a ser doado, que pode ser de 3% do imposto devido, ou seja, valor retirado do que já será pago pelo contribuinte.

Prazo

Falta menos de uma semana, praticamente, para terminar o prazo de declarar imposto de renda pessoa física (IRPF), tributo cobrado pelo governo para todo brasileiro que teve renda (tributável ou de aluguel) superior a R$ 28. 559,70 durante ano passado (2018). O sistema da Receita Federal está disponível para download no computador, tablet ou smartphone. Por qualquer um deles é possível efetuar a doação dos 3% do imposto devido para projetos sociais, por exemplo, por meio do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente, ao qual o IACC, de Barbalha, está credenciado para receber as doações dos contribuintes. A doação mantem, de ao longo de todo ano, mais de 20 projetos sociais, como: casa de acolhida (dormitórios e alimentação), entrega de cestas básicas mensais às famílias das crianças e jovens em tratamento, ajuda na medicação de alto custo, transporte, consultas médicas, exames de vista, óculos, e agora, a manutenção do primeiro ambulatório do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil da região do Cariri. Todos esses serviços são gratuitos para crianças e jovens com câncer; a entidade sobrevive de doações o ano inteiro.

“É muito importante para nós, que fazemos o IACC, contar com a destinação desse recurso do contribuinte. É a certeza de que dias melhores virão, pois passamos por momentos difíceis, mas graças a Deus e à solidariedade das pessoas, estamos aqui, e sempre ampliando nossa rede de assistência nesses 16 anos de luta. A gente não para!”, conta Fátima Regina, diretora financeira da instituição.

Assessoria

Condutores não se adaptam às novas faixas de motocicletas implantadas em Juazeiro do Norte

Por Rafael Pereira/Agência News Cariri

Com as novas faixas exclusivas para motocicletas implantadas pelo Demutran de Juazeiro do Norte, muitos motoristas ainda não se acostumaram com as regras e desrespeitam a sinalização do uso exclusivo das faixas por motos.

Em redes sociais, motoristas publicaram fotos em que mostra o uso da faixa exclusiva de moto, os chamados “bolsões”, sendo usado por muitos condutores de forma errada. Carros que param no lugar destinado à moto e motociclista que não param dentro da faixa destinada à elas. As imagens foram registradas em dois cruzamentos em Juazeiro do Norte, um próximo à Rádio Tempo FM e o outro próximo ao Cariri Shopping.

A nova sinalização foi implantada na cidade a mais de 24 dias. O intuito, segundo o Demutran, é desafogar o transito e reduzir o risco de acidentes. A experiência foi inspirada em grandes cidades que estão implantando a medida.

Após rompimento de barragens no RN, Bombeiros mantêm alerta e reforçam monitoramento

O Corpo de Bombeiros continua em alerta na cidade de Santana do Matos, na região Central potiguar, onde, no domingo (21), um rio destruiu a cabeceira de uma ponte na RN-041, após rompimentos barragens na região. De acordo com os bombeiros, o objetivo é garantir a segurança da população local em caso de novos problemas em outros reservatórios.

Por causa das últimas chuvas no município, as paredes das barragens São Miguel 1, Vavá 1 e São Pedro, todas na cidade de Fernando Pedroza, foram rompidas. “Estamos no local com duas viaturas, botes e militares atentos, principalmente, no risco de rompimento da barragem Vavá 2 e a de São Miguel 2, que tem capacidade para 8,5 milhões de metros cúbicos”, disse o tenente-coronel Bezerra, diretor de engenharia e operações do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte.

Segundo os bombeiros, a partir desta terça-feira (23) será realizada uma intervenção no sangradouro do São Miguel II, para diminuir a altura e aumentar a extensão para escoamento da água, com o intuito de impedir um possível rompimento.

O rebaixamento ocorrerá pela retirada de um dique, que vai aumentar a vazão do sangramento de forma controlada, sendo 10 centímetros por vez até o volume de 80 centímetros, cota que manterá a barragem em uma situação segura, ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros.

Helicóptero emprestado

Como a aeronave Potiguar 01, da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), está em manutenção, a governadora Fátima Bezerra entrou em contato com o secretário de Segurança do Ceará, delegado André Costa, para pedir emprestado um helicóptero para auxiliar no monitoramento dos açudes e barragens em situação de alerta no Rio Grande do Norte. O Governo do Ceará cedeu a aeronave com efetivo, ficando a cargo do RN os custos com abastecimento.

Emergência

Na edição desta terça do Diário Oficial do Estado, o governo publicou um decreto que oficializa a situação de emergência em quatro municípios no interior do Rio Grande do Norte (Fernando Pedroza, Angicos, Santana do Matos e Ipanguaçu), todos afetados pelo rompimento das três barragens particulares em Fernando Pedroza.

Fonte: G1.com

Com estoque para 10 dias, banco de leite materno do Hospital Agamenon Magalhães pede doações

O banco de leite materno do Hospital Agamenon Magalhães, na Zona Norte do Recife, está com estoques reduzidos. Referência no atendimento para recém-nascidos internados nas alas de terapia intensiva e cuidados especiais, a unidade conta com 15 litros do produto, o suficiente para dez dias. Por isso, a direção do centro de saúde convoca mães para fazer doações.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), as mães podem entrar em contato com o banco para fazer a doação diretamente no hospital ou agendar a realização da captação do alimento na própria residência. As interessadas em ajudar o banco de leite do Agamenon Magalhães podem entrar em contato pelo telefone 3184.1690.

Em Pernambuco, há outros bancos de leite administrados pelo poder público que também aceitam doações. No Recife, o Hospital Barão de Lucena, na Zona Oeste, tem à disposição 20 litros , o suficiente para 20 dias. O telefone da unidade é 3184.6552.

O Hospital Jesus Nazareno, em Caruaru, no Agreste, tem consumo diário de 500 ml de leite materno e conta com estoque de 20 litros. O telefone é 3719.9338,

O Hospital Dom Malan, em Petrolina, no Sertão, conta com 14 litros de leite materno e o consumo diário é de dois litros. O telefone da unidade é 87 3202.7000.

Como fazer

A SES orienta as mães para adotar alguns procedimentos. Para retirar o leite da mama, é indicado o uso de um lenço para proteger a boca e a cabeça, além da higienização das mãos, antes de iniciar o processo. O produto deve ser armazenado em potes de vidro com tampa de plástico, como os de maionese ou café.

O papel que vem na parte interna da tampa precisa ser retirado. A higienização deve ser feita com água corrente e sabão neutro. Em seguida, é preciso colocar os potes em uma panela com água e levá-los ao fogo. Após a água começar a ferver, deixar por mais 15 minutos.

Produto

O leite materno é considerado um dos alimentos mais importantes para o ser humano. Ele tem todos os ingredientes necessários para o crescimento saudável da criança, além de funcionar como um fator de proteção para doenças.

Fonte: G1.com

Universitária baiana ganha bolsa de estudos na Califórnia e cria vaquinha para fazer viagem: ‘Educação ninguém rouba’

Uma universitária baiana de 22 anos ganhou uma bolsa para estudar Empreendedorismo e Inovação na Universidade da Califórnia em Berkeley (UCB), na região do Vale do Silício, nos Estados Unidos. Para realizar o sonho, ela criou uma vaquinha online onde espera arrecadar R$ 35 mil.

Liliane Soares é natural de Salvador, mas mora na cidade de Teixeira de Freitas, onde faz Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Humanidades na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Ela revela que conseguiu a bolsa para a estudar na Califórnia a partir de uma parceria entre a UFSB e um banco.

“Assim que a universidade divulgou que fez parceria, eu me cadastrei e fui me inscrevendo em todas as vagas que era para graduandos, em formação e sem diploma. Aí eu fui informada que havia sido pré-selecionada”, lembra Liliane.

A jovem então contou com a ajuda de uma professora de inglês para concluir a inscrição e passou a pesquisar sobre o programa de estudos da universidade americana.

“Eu chamei minha professora de inglês, fiz a carta de intenção, ‘curriculum vitae’. Comecei a pesquisar mais informações sobre do que se tratava o programa, fiz algumas perguntas e a professora me ajudou com as ‘short answers’ [respostas curtas], e aí eu fui fazendo as entrevistas online, e eu consegui a bolsa”.

Hoje, Liliane está no 6º quadrimestre do BI que cursa, que tem o total de 9 períodos. Para estudar na UCB, ela vai precisar trancar a faculdade de agosto de 2019 a maio de 2020, tempo em que deve permanecer nos Estados Unidos, para aproveitar a bolsa de estudo que ganhou.

Dos R$35 mil que precisa arrecadar, 13% ficam com a plataforma Catarse, onde a vaquinha dela está hospedada. Até a publicação desta reportagem, a estudante já havia arrecadado cerca de 2% do que precisa para embarcar: R$850.

Para isso, ela tem feito a divulgação da vaquinha nas redes sociais e conta com o apoio da mãe, que está feliz em ver a filha prestes a realizar o sonho.

“Minha mãe está desempregada há três anos. Ela está muito feliz com tudo isso, é a melhor coisa da vida dela. Ela tem praticamente 50 anos e, para ela, eu estar estudando na quinta melhor universidade do mundo não tem preço” disse Liliane.

Além do incentivo da mãe, Liliane conta também que tem recebido suporte dos amigos e dos professores. Para ela, o investimento em educação é o que pode ajudá-la a se desenvolver.

“É o maior sonho da vida possível. Educação é algo que ninguém rouba. Estudos é mudança. Sempre tive incentivo dos meus professores, e essa conquista também é deles”.

Fonte: G1.com

80 ANOS DE DEDICAÇÃO EM EDUCAR E EVANGELIZAR NA TERRA DO PADIM

Salesianos em JUAZEIRO do Norte – CE é comemorado com mesa redonda e presença de pesquisadores renomados da região do Cariri

Na noite desta terça feira (23) aconteceu no auditório do Colégio Salesianos uma Mesa Redonda para debate sobre os 80 anos da presença Salesiana na cidade de Juazeiro do Norte – CE. Estiveram presentes alunos, ex-alunos, professores e ex-professores, diretores e ex diretores, além de padres, noviciados e a equipe da rádio Padre Cícero.

A mesa foi composta pelos pesquisadores Renato Casimiro, Nubia Ferreira, Raimundo Araújo, Renato Dantas, também a irmã Anette e como mediador o professor Ocelio Teixeira de Souza, todos trouxeram boas colocações sobre a chegada dos salesianos mediante a pesquisa realizada por eles.

O pesquisador, escritor e ex alunos Raimundo Araújo, afirmou que amou os cinco anos que passou no colégio e diz ainda “este colégio é um pedaço da minha vida. Eu sou um apaixonado pela obra salesiana. Eu gostaria de ser sepultado aqui.”

Já Renato Dantas qeu também é escritor e pesquisador da cultura no Cariri afirmou que o crescimento na educação e evangelização de Juazeiro deve-se a figura do padre Cícero e na chegada dos salesianos. “Eles têm uma forma diferente de levar não só a palavra, mas os exemplos de Cristo. A educação Salesiana é visível e concreta. O Salesiano sabe unir a cultura com o ensino principalmente com o uso do teatro, da música e de outras áreas.”, disse Renato.

O Salesianos possui o maior acervo pertencente ao padre Cícero e uma das discussões do evento foi a importância deles e a proposta da divulgação destes materiais para os alunos e a comunidade, foi sugerido ainda a formação de um núcleo de pesquisa.

A professora da Universidade Regional do Cariri – URCA, Nubia Ferreira publicou o livro “O colégio Salesiano em Juazeiro do Norte”, dedicou cinco anos de sua vida a pesquisas voltadas sobre o salesianos. Durante seus estudos para conclusão do doutorado afirma que encontrou surpresas pelo percursos, uma delas foi a descoberta de um documento chamado Crônicas da Casa, importante para construção de seu trabalho. Outro documento foi a Constituição Salesiana, “Foi por meio da constituição que entendeu o amor que sua mãe e seus irmãos assim como percebia nos ex alunos tinham pelo colégio.” Compreendeu esse amor por meio da constituição que teve acesso durante a produção do seu trabalho.

E ainda encerrando a fala dos presentes na mesa o professor Renato Casimiro que também foi aluno do colégio falou dos desafios e perspectivas para o Salesianos. “O colégio lhe deu régua e compasso pra traçar seu caminho.”, afirmou Casimiro.” E disse ainda que grandes nomes do Cariri passaram pelo salesianos e quem tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da região.

O evento se estende até a quarta feira (24) com a celebração eucarística em ação de graças no Santuário do sagrado Coração de Jesus as 19h.

Um  pouco sobre os Salesianos

A Congregação dos Salesianos de Dom Bosco foi fundada em Turim, no ano de 1874. São João Bosco, reunido com um grupo de sacerdotes e irmãos, decidiram fundar uma família com regras definidas, direcionadas às atividades paroquiais, apostolado, prática de 31 caridade cristã e ensino, inspirados na vida de São Francisco de Sales (1565-1622), daí o nome de salesianos (Sales). Dom Bosco desenvolveu um sistema pedagógico considerado inovador e conseguiu reunir em torno de si um prodigioso movimento de apostolado.

Ser Salesiano de Dom Bosco, portanto, significa entrar numa congregação católica de pessoas que dedicam toda a sua vida a Deus por meio do serviço generoso aos jovens, especialmente os mais pobres e necessitados. Entra-se nesta forma de vida com a profissão dos votos religiosos, vivendo em comunidade, educando e evangelizando os jovens segundo o exemplo de Dom Bosco.

Os Salesianos de Dom Bosco (SDB) formam uma Congregação sem fins lucrativos. Sobre o trabalho dos Salesianos em Juazeiro do Norte existem poucos documentos, principalmente se levarmos em consideração a história controversa de uma cidade mística e a história do seu fundador, principal responsável local, pela vinda dessa Congregação. A vocação é ser salesiano pode ser vivida de duas formas: como irmão leigo ou coadjutor ou como Sacerdote.

Os primeiros personagens história de implantação do Colégio Salesiano em Juazeiro do Norte  são os padres: Guido Barra – Inspetoria; Provincial – padre Antonio de Almeida Agra; diretor do futuro Colégio – padre Davino; e o bispo de Crato, Dom Francisco de Assis Pires, com o intuito de que essa obra fosse elaborada em conformidade com a Diocese de Crato e aceita pela população, que, dessa forma, faria as pazes com a Igreja Católica aceitando obra que era fruto, também, da luta dessa Diocese para benefício da cidade.

Fonte: Nubia Ferreira