Briga por um par de sandálias termina em morte no Crato

Por Rafael Pereira/Agência News Cariri

Um homicídio foi registrado em Crato na tarde dessa segunda-feira (08). Augusto César Batista, de 45 anos, foi assassinado à faca por Jackson Agostinho (28 anos), ex-presidiário, por causa de um par de sandálias. O crime aconteceu na Travessa Caririaçu, no Bairro Seminário.

Segundo testemunhas, os dois estariam discutindo por causa das sandálias e em meio à discussão Jackson teria golpeado Augusto. A polícia foi acionada e prendeu o acusando, já a vítima, o SAMU também foi acionado na tentativa de socorre-lo, mas apenas foi constatado a morte imediata.

Jackson Agostinho já respondia por vários crimes, entre eles um assassinato quando tinha 16 anos.

Vestibular da URCA está com inscrições abertas

Por Rafael Pereira/Agência News Cariri

O vestibular 2019.2 da Universidade Regional do Cariri (URCA) está com inscrições abertas até o dia 2 de maio. A URCA oferecerá em torno de 1.250 vagas em cursos de graduação disponíveis em campis nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Campos Sales e Iguatu.

A taxa de inscrição é de R$ 150,00 e os candidatos podem pedir isenção. A Comissão Executiva do Vestibular (CEV) será a organizadora do processo seletivo.

A URCA é uma das universidades públicas mais procuradas por estudantes do interior do Ceará e de Estados vizinhos. São cerca de 18 cursos divididos em bacharelado e licenciatura.

Confira o edital clicando nesse link e saiba mais informações.

Vandalismo: Fechaduras de prédios públicos são coladas em Crato-CE

Por Agência News Cariri

Em um ato de vandalismo, vários prédios públicos da Prefeitura de Crato-CE, amanheceram com as fechaduras coladas nesta segunda-feira, dia 08.

No total, quatro locais foram alvos, sendo o Setor de arrecadação da Secretaria de Finanças, Farmácia Central, Secretaria de Infraestrutura e a Sede da  Banda de Música.

A secretaria de Finanças possuí  câmeras de segurança e isso deve ajudar na investigação do caso. O boletim de ocorrência já foi registrado na Delegacia de Polícia da cidade.

Carro com quatro pessoas é ‘engolido’ por cratera de 10 metros em Aracaju

Por volta das 2h desta segunda-feira (8), o motorista e passageiros tomaram um susto ao passar pela Avenida José Vicente de Almeida, no Bairro Aruana, na Zona de Expansão de Aracaju, após o carro cair em uma cratera que se abriu na pista.

O motorista Everton Antônio da Silva, de 54 anos, dirigia o veículo que estava com outras três pessoas, que vinham de uma festa na Orla da Atalaia, quando a pista cedeu.

“A rua estava com água, mas imaginava que fosse da chuva. Aí, a caminhonete, que estava na frente com amigos, passou por um buraco e começou a abrir. Foi muito rápido”, conta o motorista.

Everton disse que a situação ficou ainda mais desesperadora, porque o cinto de segurança parecia travado, impedindo a saída dos passageiros, amigos do filho dele.

“O carro foi afundando e a água entrando. Abri a porta e entrou ainda mais. A mulher, que estava no meu carro, ficou desesperada e o esposo dela, depois de conseguir sair tirou a esposa, que gritava muito”, explica.

Apesar do susto, ninguém ficou ferido. E por causa da água e da areia, que invadiu o carro, documentos, dinheiro e celulares foram perdidos.

Os moradores da região disseram a reportagem do G1 que está é a terceira vez que a cratera se abre no local. Em novembro de 2017, um carro foi engolido em uma situação semelhante. Dois meses antes, um veículo cai em buraco e deixa família em pânico no mesmo bairro.

A cratera

A assessoria de imprensa da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) chegou ao local por volta das 4h para dar assistência às vítimas. Segundo o assessor Flávio Vieira, a cratera tem entre 8 e 10 metros e teria sido aberta pela explosão de uma adutora, que tem cerca de quatro décadas. Ela não suportou a pressão da água.

Por causa disso, os bairros Santa Maria, Aruana, Atalaia e a Zona de Expansão estão com o abastecimento parcialmente suspenso. O trânsito está interditado na região e não há previsão de quando vai ser liberado.

Fonte: G1.com

Idoso achado morto em rio de Teresina costumava pescar e distribuir peixes para a comunidade

O corpo de José Bernardino de Oliveira, 70 anos, que desapareceu quando pescava no domingo (7), foi encontrado na manhã desta segunda-feira (8). Segundo relato de vizinhos, o idoso tinha o costume de pescar e distribuir os peixes para a comunidade.

Vizinhos que acompanhavam o resgate lamentaram o falecimento de José Bernadinho. Segundo a aposentada Domingas Gomes, José Bernardino gostava de pescar nos fins de semana e aproveitava o período de cheia dos rios para pescar e distribuir os peixes com os vizinhos da Vila Mandacaru, onde ele residia. “Ele pegava os peixes e dava para todos os vizinhos”, disse Domingas Gomes.

Bombeiros foram acionados para resgatar o corpo de José Bernadinho por volta de 7h desta segunda-feira (7), depois que o cadáver boiou.

“Estávamos nos preparado para continuar as buscas quando recebemos um chamado de populares informando que tinha um corpo boiando. Fizemos o resgate e o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML)”, comentou o major Jorge Veloso, do Corpo de Bombeiros.

Um irmão do idoso estava no local, mas não quis falar com a imprensa. Antônio Ramos, vizinho da vítima, presenciou o momento em que o aposentado sumiu na lagoa.

“Ele estava pescando e, ao tentar desprender a rede de pesca, foi sugado pela galeria. Ele jogou a rede uma vez e não pegou nada, depois lançou novamente e, desta vez, a tarrafa ficou presa. Então, decidiu entrar na lagoa para tentar desprendê-la e não apareceu mais. Saí correndo para informar a família e chamamos os bombeiros”, detalhou.

Fonte: Noticias ao minuto

Chesf aumenta vazão em Boa Esperança mas Parnaíba não deve atingir cota de inundação, diz CPRM

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) aumentou a vazão da Barragem de Boa Esperança, em Guadalupe, Sul do Piauí, para 800 metros cúbicos por segundo neste domingo (7). No entanto, de acordo com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), o Rio Parnaíba não deve atingir sua cota de inundação, exceto no município de Luzilândia, situado no Norte do estado, onde o nível tende a continuar subindo.

Segundo Cláudio Damasceno, engenheiro hidrólogo da CPRM, a barragem chegou a 87% da capacidade e com esse volume é preciso liberar uma parte da água para ter uma capacidade reserva em caso de cheias, que é de 15%. O objetivo é chegar aos 85% da capacidade e ter essa reserva.

“Floriano, que é a cidade mais próxima, está com uma segurança. Em Teresina a previsão de chegada é de dois dias, mas o nível está baixando, então a previsão é que, se não tiver muita chuva, não atinja a cota de inundação. Só em Luzilândia é que a tendência é do nível aumentar um pouco. Ainda não temos perceptiva de diminuição para lá”, explicou o engenheiro hidrólogo.

O posto fluviométrico de Luzilândia continua a apresentar nível superior ao de inundação com previsão de chegar a 6,08 m, 38 cm acima da cota de inundação, na madrugada desta segunda-feira (8). E, devido ao aumento da vazão do rio Parnaíba abaixo de Teresina, a tendência é que o nível continue subindo nos próximos dias.

A CPRM prevê também tendência de elevação do nível do rio Parnaíba em Barão de Grajaú, no Maranhão e Floriano, Sul do Piauí, devido ao aumento da defluência da Barragem de Boa Esperança. A previsão é que o nível chegue a 4,51 nesta segunda-feira (8), abaixo do nível de atenção, que é de 5,50 m.

Conforme a CPRM, é previsto uma redução do nível do rio Parnaíba em Teresina e Timon, devendo ficar a 5,33 m. Abaixo do nível de alerta, que é de 5,50 m. O aumento da vazão em Boa Esperança não terá reflexos em Teresina nas próximas 24 horas. “Essa vazão só deve chegar na capital em dois dias e até lá o nível deve baixar mais”, afirmou Cláudio Damasceno.

“A redução deve continuar, caso não aconteçam grandes precipitações sobre a bacia, a tendência é de que o nível do rio continue reduzindo nas próximas 10h, saindo da situação de atenção”, completou o engenheiro hidrólogo.

Fonte: G1.com