O Crato e o Aeroporto Nossa Senhora de Fátima

Publicidade

Por Ronuery Rodrigues

Saiba mais sobre o funcionamento do Aeroporto da Princesa do Cariri através do Historiador e Pesquisador, Adeildo de Sousa.

De 1953 a 1974, funcionou em Crato um aeroporto, em plena Floresta Nacional do Araripe.Ele estava localizado a 13 km do centro da cidade (em frente à casa sede do antigo IBAMA, antes da divisa Ceará x Pernambuco).

Foi o primeiro aeroporto do interior do Ceará a possuir pista asfaltada (recebeu asfaltamento no ano de 1958).

Batizado com o nome de Nossa Senhora de Fátima, como uma homenagem a imagem de Fátima vinda de Portugal, que visitou o Crato no dia da sua inauguração, em 13 de Novembro de 1953.

Durante a sua breve existência, atuaram em nosso aeroporto as empresas AERONORTE (com os aviões C47), REAL AEROVIAS (aviões Douglas DC3) e VARIG (aviões DC3 e Avros – Turbo Hélice, a jato).

Os voos no aeródromo deixaram de ocorrer em 1971, ano em que a Varig retirou seus aviões do Crato. Após uma série de tentativas, foi definitivamente desativado em 1974, devido a inúmeros problemas de infraestrutura e clima, e principalmente, por estar situado no alto de uma serra (formavam-se cerrações que impediam o pouso e decolagem das aeronaves).

O acesso ao aeroporto pela estrada das Guaribas, também influenciou na decisão da desativação, assim como, o fato de Juazeiro também possuir um aeroporto que apresentava melhores condições que o de Crato (o Aeroporto Regional do Cariri Orlando Bezerra, em Juazeiro, foi inaugurado em Outubro de 1970.

Publicidade

Leia também