Brasil e EUA concluem acordo para uso comercial do CLA em Alcântara

Por G1 MA — São Luís

Publicidade

Depois de 20 anos de negociação, Brasil e Estados Unidos da América (EUA) concluíram os termos do acordo para o uso comercial do Centro de Lançamentos de Alcântara (CLA), situado no município de Alcântara, a 30 km de São Luís.

O Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) tem cláusulas que protegem tanto a tecnologia usada pelos norte-americanos quanto pelos brasileiros. Pelo acordo, os Estados Unidos poderão lançar satélites, foguetes e mísseis do local, mas o território de Alcântara continuará sendo espaço de jurisdição brasileira.

O tema do AST sobre o CLA já vinha sendo debatido pelos dois países desde o ano 2000, quando o então presidente Fernando Henrique Cardoso assinou o acordo, rejeitado na sequência pelo Congresso Nacional Brasileiro.

Segundo a Embaixada do Brasil nos Estados Unidos, o documento está sendo revisado e deverá ser anunciado na visita do presidente da República, Jair Bolsonaro, ao presidente norte-americano, Donald Trump, que ocorrerá na próxima terça-feira (19) na Casa Branca, em Washington, nos EUA. O acordo, que passa por revisão de tradução dos dois lados e última análise jurídica, vale pelo período de um ano, no entanto poderá ser prorrogado.

Fonte: Noticias ao minuto

Publicidade

Leia também