Banda Merlim canta pela primeira vez em Juazeiro do Norte nessa sexta

Por Rafael Pereira/Agência News Cariri

O trio Marlim se apresenta pela primeira vez na Região do Cariri nessa sexta-feira (29). A banda irá cantar no Hotel Verdes Vales em Juazeiro do Norte. O show é uma realização de Yury do Paredão Entretenimento.

Os pontos de venda de ingresso, segundo a organização, ocorrem no escritório de Yury do Paredão e no Cariri Garden Shopping. O Evento contará também com a participação da Banda GoodVibes e de Karynna Ferreira, ganhadora do concurso Nasce Uma Estrela da empresa Yury Paredão Entretenimento.

Estácio de Juazeiro do Norte oferece 200 bolsas com descontos de 50%

A Estácio de Juazeiro do Norte está ofertando 200 bolsas de estudos, com descontos de 50% na mensalidade até a conclusão do curso, para alunos que pretendem ingressar na faculdade. As bolsas são destinadas a modalidade presencial dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Educação Física.

Os interessados em concorrer as bolsas precisam ter feito o Enem ou agendar o vestibular na Estácio para fazer a prova, através dos telefones (88) 99934.0085 (Janessa) ou (88) 99936.0031(Kátia). As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 30 de março. As vagas são limitadas por ordem de chegada

Filho de agricultores, cearense da zona rural é o primeiro da família a ingressar no ensino superior

Contrariando estatísticas sociais e de acesso à educação, Antônio Rogério Bié de Moura, 18, tem muito o que comemorar. Filho de agricultores e crescendo em um assentamento rural no município de Santa Quitéria, no Ceará, o jovem é o primeiro de sua família a ingressar numa universidade.

O agora aluno do curso de comunicação social – jornalismo, da Universidade Federal do Ceará (UFC), faz parte dos 20.207 estudantes da rede pública do estado a chegar ao ensino superior em 2018. O total representa um aumento de 19,5% em relação a 2017.

O estudante conta que há pouco tempo isso sequer parecia ser algo possível. Filho de pais que não terminaram o ensino fundamental e o terceiro irmão de um total de seis filhos, Rogério cresceu numa realidade na qual as pessoas tinham baixas perspectivas de futuro, aonde muitos abandonavam a escola pela necessidade de trabalhar.

“Da realidade de onde eu vim, as pessoas não tinham grandes oportunidades. A gente sequer sonhava em terminar o ensino médio, muito menos ouvir a palavra universidade. Então, realmente é um sonho realizado e uma lição, de que independentemente de onde você venha, é possível conseguir grandes coisas”, comenta.

Segundo afirma, sua trajetória alavancou após ingressar numa escola de educação profissional de Santa Quitéria, quando passou a enxergar um mundo de novas oportunidades. Ciente de que poderia chegar longe, usou as dificuldades como motivação na busca dos sonhos. “No interior é tudo mais difícil. Na minha casa, por exemplo, não tinha internet, não tinha nem computador. A escola fez muita diferença no meu Ensino Médio, pois eu sempre ficava até tarde no laboratório para estudar”, relata.

Em meio aos estudos durante o 3º ano do ensino médio, o jovem ousou voos altos, se inscrevendo no programa Jovens Embaixadores, iniciativa da embaixada dos Estados Unidos no Brasil, que seleciona, anualmente, jovens exemplos de liderança em suas comunidades para um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos.

Após um rigoroso processo de avaliação, foi um dos 50 jovens selecionados dentre mais de 17 mil candidatos. Foi durante seu treinamento nos Estados Unidos que Rogério recebeu o resultado do Enem. Entre as surpresas, o resultado da redação, que atingiu 940 pontos.

“Eu escolhi jornalismo por sempre ter gostado de me comunicar com as pessoas, de saber a história delas e também de levar a informação de uma forma democrática, principalmente para aquelas que não têm acesso. Aliar educação e informação é exatamente como me vejo trabalhando no futuro”, conclui.

Fonte: G1.com

Barragem do Batalhão em Crateús é o 24º açude do Ceará a atingir 100% do volume total

Subiu para 24 o número de açudes no estado que atingiram 100% do volume total neste ano, conforme a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). A Barragem do Batalhão, no município de Crateús, no interior do Ceará, transbordou nesta sexta-feira (29), sendo a mais recente localidade monitorada pelo órgão a atingir a capacidade máxima.

O reservatório, de acordo com a Cogerh, comporta 1,638 milhões de metros cúbicos. de água.

Dois açudes também voltaram a sangrar nesta sexta, que foram o de Caldeirões, em Saboeiro e o de Angicos, no município de Coreaú.

Dos açudes monitorados pelo Companhia, outros 28 estão com a capacidade acima de 90%. Por outro lado, existem 93 açudes que estão com volume inferior a 30%.

Fonte: G1.com

Bandidos assaltam a agência dos Correios em Codó

Três bandidos armados assaltaram no fim da manhã desta quinta-feira (28) a agência dos Correios no município de Codó, localizado a 290 km de São Luís. De acordo com a Polícia Militar, a quantia levada pelos assaltantes não foi informada pela agência.

Ainda segundo a polícia, o assalto só foi anunciado alguns minutos após o grupo ter entrado na agência. Aos funcionários dos Correios, os bandidos disseram que só queriam o dinheiro que havia sido depositado pelo Governo do Estado.

Os assaltantes levaram todo o dinheiro que estava nos guichês de atendimento e um funcionário dos Correios, que não foi identificado, foi obrigado a levar o grupo para o cofre da agência, que teve uma quantia levada. Nenhum pertence dos funcionários e clientes da agência foi levado pelo grupo.

Além disso, de acordo com a PM, o grupo retirou todas as imagens capturadas pelas câmeras de segurança da agência e fugiram do local. Uma equipe da Polícia Militar foi chamada ao local e continua fazendo buscas na região para tentar localizar o grupo.

Fonte: G1.com

Vendedores de carros interditam rua contra pagamento de taxa para trabalhar em praça

Vendedores autônomos que comercializam carros na praça localizada em frente ao ginásio Verdão, no Centro de Teresina, realizaram na manhã desta sexta-feira (29) uma manifestação e interditaram a rua João Batista. Eles atearam fogo em pneus e em pedaços de madeira para protestar contra a instalação de gradeamos na praça e pagamento de taxa para trabalhar no local.

Segundo os comerciantes, as grades foram colocadas pela empresa que ganhou a parceria público-privada para administrar o ginásio Verdão.

“Fomos surpreendido com a decisão da empresa. Eles disseram para a gente que para permanecer no local deveríamos pagar R$ 5 por dia ou R$ 110 por mês. Não concordamos com isso, porque estamos no local há 25 anos. Na época, o prefeito era o professor Wall Ferraz e não existia nada no entorno da praça. E não aceitamos pagar para ficar em um local que é nosso. Praça pública não pode ser privatizada”, declarou Ivan Cabral, presidente do Sindicato dos Corretores.

O presidente também afirmou que as vendas diminuíram bastante, desde o momento que a empresa decidiu colocar as grades. “Estamos lutando pelo que é nosso. Estamos perdendo dinheiro, porque desde que as grades foram colocadas diminuiu bastante as vendas”, disse.

Ainda segundo o presidente, os comerciantes vão entrar como mandado de segurança no Ministério Público Estadual para que os promotores possam intervir nesta situação. O G1 entrou em contato com o governo do estado, que ficou de posicionar sobre o caso.

Fonte:  G1.com

Força Nacional deixa o estado de Sergipe

O Ministério da Justiça e Segurança Pública desmobilizou a Força Nacional no estado de Sergipe. A informação foi confirmada pela Secretaria da Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE) na manhã desta sexta-feira (29).

O grupo atuou em Sergipe durante dois anos e três meses. Agora, o Ministério da Justiça vai utilizar os recursos da Força Nacional em outras missões pelo país, em áreas que demandam ações estratégicas para redução de crimes.

O coronel Antônio Aginaldo de Oliveira, diretor da Força Nacional, disse que a sensação é de missão cumprida e de ter feito o dever de casa.

“Acredito que cumprimos a nossa missão, na essência, muito além do que era esperado em termos de permanência e de números. Os índices foram surpreendentes, bastante significativos para nós e para a sensação de segurança no Estado de Sergipe. Agradecemos as autoridades do estado e a população pela acolhida. Nos colocamos à disposição”, enfatizou.

“Reduzimos os crimes violentos em 28% em dois anos. Isso passa por um planejamento bem feito, pela integração entre nossas polícias e o apoio também da Força Nacional. Sergipe tem feito o seu dever de casa”, avaliou o secretário da Segurança Pública, João Eloy de Menezes.

Como resultado do trabalho integrado entre a instituição federal e as que compõem a segurança pública de Sergipe está a redução no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), registrada nos últimos anos.

Neste período, as taxas de homicídios dolosos em Sergipe caíram de 57,84% em 2016 para 41,48% no ano passado, isso em um grupo de 100 mil habitantes. Uma redução de 28%.

Fonte: G1.com