Paraguaio cai desacordado durante vitória sobre Once Caldas, pela Copa Sul-Americana, recebe massagem cardíaca, sai de ambulância do estádio e volta para comemorar classificação
Um susto que ainda precisa melhor avaliação. Na noite da quinta-feira passada, o zagueiro paraguaio Jorge Aguilar precisou ser reanimado com massagem cardíaca no gramado depois de sofrer um forte choque de cabeça com o lateral Wildo Alonso, seu companheiro de time. Foi aos sete minutos do segundo tempo da vitória do Deportivo Santaní sobre o Once Caldas, no estádio Palogrande, em Manizales, Colômbia, no jogo de volta da primeira fase da Copa Sul-Americana. O jogador foi removido de ambulância e se recupera bem, tanto que voltou para comemorar a classificação e agradecer os responsáveis pelo atendimento médico. De acordo com o seu clube, ainda espera novos exames para avaliar melhor o problema e descartar qualquer sequela.
O Deportivo Santaní ganhava o jogo por 1 a 0, gol de Cristhian Aguada, aos 39 minutos de jogo. Depois, ainda ampliou a vantagem, nos acréscimos, aos 53 do segundo tempo, com Ivan Cazal, selar a classificação com o placar de 2 a 0, depois de empatar em casa por 1 a 1.
Assim que caiu no chão, Jorge Aguilar botou a mão na cabeça, assim como Wildo Alonso. Mas, diferentemente do companheiro, apagou deitado de lado. Logo depois do choque, o árbitro brasileiro Raphael Claus pediu a entrada de atendimento imediato, e os outros jogadores do Santaní foram socorrer o zagueiro.
Durou 15 segundos até que médicos do time paraguaio e do Once Caldas começassem o procedimento de reanimação. Foi Gustavo Vinasco, da equipe colombiana, que fez a primeira massagem cardíaca, enquanto o colega do clube do defensor fazia respiração boca a boca.
Pouco mais de 1 minuto depois do choque, o primeiro sinal de alívio. Um dos médicos do Once Caldas levantou a mão sinalizando que a ambulância não precisava entrar com tanta pressa. Enquanto isso, o técnico Carlos Jara Saguier e os goleiros do Santaní, o titular Gustavo Arévalos e o reserva Mario Ovando, rezavam separadamente dentro e fora de campo.
Menos de cinco minutos depois da queda de Jorge Aguilar em campo, a ambulância deixava o gramado para o hospital. Na saída de campo, o médico do Santaní deu um afetuoso abraço no colega do Once Caldas.
Depois da partida, o reencontro. Gustavo Vinasco postou uma foto com o médico do Deportivo Santaní e o próprio Jorge Aguilar.
– Obrigado futebol por me permitir fazer bem o meu trabalho!. Um abraço forte, Jose Aguilar!
O zagueiro ainda apareceu depois na comemoração pela classificação no vestiário. É o primeiro na última fila, à direita, de agasalho.
Fonte: Globo esporte