A banda paulistana As Bahias e a Cozinha Mineira pretende migrar da cena indie para o mainstream da indústria fonográfica. O primeiro passo nesse trânsito mercadológico foi o contrato assinado com a multinacional Universal Music.
É por essa gravadora que Assucena Assucena (voz), Raquel Virginia (voz) e Rafael Acerbi (guitarra) lançam neste último fim de semana de janeiro de 2019 o primeiro single da nova fase do trio, Das estrelas, balada-blues composta por Assucena Assucena.
Dirigido por Rafael Carvalho, o clipe da música Das estrelas retrata a violência contra pessoas da comunidade LGBTI+, remetendo ao tom político do repertório do segundo e por ora último álbum da banda, Bixa(2017).
Já a música em si, gravada sob direção musical de Haroldo Tzirulnik, exemplifica a opção d’As Bahias e a Cozinha Mineira por “nova sonoridade, mais pop e abrangente”, como ressalta a cantora e compositora Assucena Assucena na nota oficial sobre a edição do singleDas estrelas. A gravação da balada-blues evidencia a potência vocal das duas cantoras do trio.
Resta saber se os diretores artísticos da atual gestão da gravadora Universal Music respeitarão a identidade musical da banda.
Diretores de gestões anteriores da companhia fonográfica contrataram nos anos 2000 artistas projetados no mercado independente daquela década – como as cantoras Luciana Mello (revelada na então hypadagravadora Trama) e Paula Lima – mas alteraram o som e a imagem dessas cantoras em ações de marketing que o tempo revelou serem infrutíferas tanto para a gravadora quanto para os artistas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/O/j/L8cAa2SJG0cWwCrgbydQ/mauro-ferreira-selog1.png)
— Foto: Editoria de Arte / G1
c









