UFPE oferece disciplina da ‘felicidade’ no Campus do Recife

Disciplina da 'felicidade' é oferecida no Campus Recife da UFPE — Foto: Ascom UFPE/Divulgação

Publicidade

No primeiro semestre de 2019, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai oferecer uma disciplina sobre felicidade, no Campus Recife, na Zona Oeste da cidade. O curso será ministrado em moldes parecidos com o da Universidade de Brasília (UnB), que primeira instituição superior pública do Brasil a apresentar esse tipo de aula.

As aulas vão ser ministradas pelo professor Bruno Severo, no curso de Biomedicina. As atividades são disponibilizadas para qualquer estudante da UFPE.

Há, ao todo, 120 vagas. Segundo ele, a proposta da disciplina é fazer com que os estudantes entrem num processo de autoconhecimento e saibam como enfrentar as adversidades, seja da vida acadêmica ou pessoal.

“Coordeno o Núcleo de Atenção à Saúde da UFPE e a gente sempre nota uma grande quantidade de estudantes que estão em sofrimento. Seja com ansiedade, medo, muitas vezes causados pela pressão universitária. Vários alunos demonstraram a necessidade de uma disciplina que fosse além da academia, algo que trabalhasse sua qualidade de vida”, diz o professor.

A disciplina é oferecida como eletiva e as aulas devem começar em fevereiro de 2019, às quartas-feiras, das 15h às 18h. Como forma de avaliação, segundo o professor, os alunos precisam criar um produto que possa mudar aquilo que os afeta na universidade.

Apesar da proposta da disciplina, o docente reconhece que o conceito desse sentimento é subjetivo e muda de pessoa para pessoa.

“Vamos trabalhar a qualidade de vida, o que é ser feliz, práticas que podem fazer as pessoas felizes. Formas de pensar, agir, dialogar consigo mesmo, relacionando isso à pressão do ambiente acadêmico. Queremos promover a cultura de paz, solidariedade, para, a partir daí, os alunos perceberem que podem ser agentes de modificação”, explica.

“Fiz minha primeira graduação na UFPE e não sabia sequer onde era o banheiro, a xerox, e isso causa uma aflição. Sempre soube que, se entrasse na universidade como docente, queria fazer diferente. Entrei como professor em 2009 e tento fazer ações diferentes, que promovam saúde emocional”, afirma o professor.

De acordo com Bruno Severo, a ideia de ministrar uma disciplina sobre felicidade veio após anos observando as salas em que dava aula. Ele explica que, especialmente ao fim dos semestres, os alunos costumam expressar sintomas de ansiedade e estresse. As aulas vão ser ministradas majoritariamente por ele, com participações de outros professores da universidade.

“Não é um curso novo. Somos a terceira universidade pública brasileira a ofertá-lo e grandes instituições estrageiras, como Harvard [nos Estados Unidos] já utilizam essa ferramenta. Quando a UnB começou a ofertá-lo, decidi tirar a ideia do papel e o colegiado aprovou. Vamos colocar uma identidade nossa nas aulas, exercer o direito de ser escutado e o dever de escutar. Tive uma resposta boa, muita gente já demonstrou interesse em participar”, afirma.

Fonte: G1

Publicidade

Leia também