Maioria do TSE vota por arquivar ação do PT para cassar Bolsonaro

© Roberto Jayme/ Ascom /TSE

Publicidade

Julgamento foi suspenso após pedido de vistas do ministro Edson Fachin

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começaram a julgar, nesta terça-feira (4), ação do PT que pedia a cassação da chapa do presidente eleito Jair Bolsonaro. Até o ministro Luiz Edson Fachin pedir vistas, a maioria da Corte já havia votado pelo arquivamento.

De acordo com informações do portal G1, o PT argumenta que houve abuso de poder econômico na campanha de Bolsoanro porque o empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan, apoiador do então candidato, teria ameaçado demitir funcionários se eles não votassem no concorrente do PSL ao Planalto.

Relator da ação, o ministro Jorge Mussi, afirmou que para o abuso de poder ser confirmado é preciso comprovar a gravidade do fato e a influência no resultado da eleição. “Embora não tenha dúvida de que o ato de coagir empregado pela iniciativa privada pode vir a retratar o abuso, é essencial demonstrar de forma robusta e concreta. Esse, contudo, não é o caso dos autos”, disse.

Ele foi seguido pelos ministros Og Fernandes, Admar Gonzaga, Tarcísio Vieira e Luís Roberto Barroso. Além de Fachin, falta o voto da presidente da Corte, ministra Rosa Weber.

Não há data para a retomada do julgamento

Fonte: Notícias ao Minuto

Publicidade

Leia também