Encenação da Paixão de Cristo do Recife é disputada na Justiça

José Pimentel viveu Jesus por 40 anos, tanto na Paixão do Recife, quanto em Nova Jerusalém — Foto: Divulgação/Welligton Dantas

Publicidade

A encenação da Paixão de Cristo do Recife virou motivo de disputa na Justiça. A Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe) anunciou, nesta sexta-feira (30) que o espetáculo deve ser encenado em abril, no Marco Zero. No entanto, a família de José Pimentel, que idealizou o espetáculo e faleceu em agosto deste ano, entrou com uma ação na Justiça para impedir a realização pela Apacepe. (Veja vídeo acima)

A associação anunciou que o espetáculo ‘Paixão de Cristo do Recife – Jesus, a Luz do Mundo’, deve ser encenado de 19 a 21 de abril do ano que vem, no Marco Zero. Para os produtores, será a 23ª edição da Paixão do Recife, criada por José Pimentel, que morreu há três meses e meio.

José Pimentel viveu Jesus por 40 anos, tanto na Paixão do Recife, quanto em Nova Jerusalém — Foto: Divulgação/Welligton Dantas

José Pimentel viveu Jesus por 40 anos, tanto na Paixão do Recife, quanto em Nova Jerusalém — Foto: Divulgação/Welligton Dantas

Bruno Garcia, ator pernambucano que mora no Rio, foi convidado para o papel de Cristo e disse que aceitou o convite na mesma hora, ainda mais pela homenagem a José Pimentel. “Poder voltar a Pernambuco em um projeto pernambucano, voltar à minha terra natal e poder fazer Jesus Cristo. Não tem como não aceitar de cara”, resume.

Nessa nova fase, o diretor será Carlos Carvalho, que já atuou como ator no espetáculo, fazendo, inclusive, o papel de Judas. Carvalho conta que está finalizando o novo texto da encenação. “Vamos ter um cenário novo, em cima de trilhos. A ideia é surpreender o público”, adianta Carvalho.

Ator Bruno Garcia volta a Pernambuco para viver Jesus na Paixão de Cristo promovida pela Apacepe — Foto: Reprodução/TV Globo

Ator Bruno Garcia volta a Pernambuco para viver Jesus na Paixão de Cristo promovida pela Apacepe — Foto: Reprodução/TV Globo

A produção informou que o elenco está ensaiando há um mês e que a gravação dos diálogos, que os atores deverão dublar, deve ser até o fim de janeiro.

Duzentas pessoas deverão estar envolvidas no espetáculo. Entre elas, cinquenta atores. Parte deles esteve na apresentação, nesta sexta-feira.

Família discorda

A família de José Pimentel não aceita a realização do novo espetáculo pela Apacepe e entrou na Justiça para tentar impedir que ele seja encenado no Marco Zero.

A filha de Pimentel, Lilian, procurou um advogado que, em outubro, apresentou à juíza da 17ª Vara Cível do Recife, Valdereys Ferraz Torres de Oliveira, documentos que contam a história de José Pimentel e da Paixão do Recife desde que ela estreou, no Estádio do Arruda, em 1997.

Lilian Pimentel, filha de José Pimentel, entrou na Justiça para impedir que citem nome do pai — Foto: Reprodução/TV GloboLilian Pimentel, filha de José Pimentel, entrou na Justiça para impedir que citem nome do pai — Foto: Reprodução/TV Globo

Lilian Pimentel, filha de José Pimentel, entrou na Justiça para impedir que citem nome do pai — Foto: Reprodução/TV Globo

Esta semana, a juíza emitiu uma decisão determinando que o produtor Paulo de Castro e Apacepe se abstenham de utilizar a imagem, o nome, e a obra de José Pimentel, além de não promoverem o espetáculo intitulado ”Paixão De Cristo: A Paixão de Pimentel”.

“A partir do momento em que se está planejando uma Paixão de Cristo sem comunicar à família e usando o nome dele, eu não vou permitir. Ali no Marco Zero é a Paixão de Cristo de José Pimentel. Vai ser um lindo espetáculo, pode esperar isso da gente, porque a garra está muito grande. Vai ser uma homenagem a ele e a gente vai continuar seguindo o legado”, explica Lilian.

O produtor Paulo de Castro explicou que procurou a família, mas que a filha de Pimentel o mandou procurar um advogado para resolver a situação.

“São 44 anos de amizade, ninguém vai tirar de mim o direito de falar de Pimentel. A Paixão é nossa, todo o elenco presente está em conjunto. Nós somos profissionais dessa área, não vai ser um capricho que vai mudar isso. Pimentel não é dono de paixão alguma, ele é dono de todas as Paixões. Ele deixou esse legado que todos nós, artistas pernambucanos, temos que levar. Não é algo de família”, resumiu Castro.

Lilian Pimentel disse também que está produzindo a Paixão de Cristo do Recife para encenar no próprio Marco Zero, na SEMANA Santa do ano que vem. Disse que o papel principal ficará com Emerson Moura, o ator escolhido por Pimentel para sucedê-lo.

A produtora afirma, ainda, que já está montando cenários, criando os figurinos e que também garantiu, com a Prefeitura do Recife, o uso do Marco Zero entre os dias 5 e 22 de abril.

Prefeitura ainda não autorizou

Apesar de Lilian Pimentel afirmar que obteve autorização, a prefeitura afirmou que não existe ainda a emitiu para evento algum no período da Semana Santa, quando acontece a Paixão de Cristo.

“A Regional Centro da Dircon recebeu dois pedidos de consulta prévia para a realização de evento no Marco Zero no mês de Abril do próximo ano. O pedido de viabilidade não configura permissão ou autorização definitiva para realização de evento”, apontou através de nota.

A Prefeitura do Recife lembrou, ainda, que “o Marco Zero é um dos principais atrativos turísticos da cidade e que desde 2013 a gestão tem sido rigorosa em relação às licenças para realização de eventos no local, visando preservar o atrativo turístico e patrimonial do recifense e liberá-lo para uso da população. Desde 2013, apenas o Carnaval, a Paixão de Cristo do Recife e o Baile do Menino Deus acontecem no Marco Zero”.

Fonte: G1

Publicidade

Leia também