Crianças e adolescentes de abrigos e instituições fazem a festa no Natal do Acolhimento

Publicidade

Brincadeiras de todos os tipos e o espírito de acolhimento marcaram a quarta edição Natal do Acolhimento, nesta sexta-feira (21), no Palácio da Abolição. Cerca de 580 crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos, de 20 abrigos e instituições participaram da festa. Na ocasião, os adultos também tiveram a chance de compartilhar da alegria apadrinhando os jovens e entregando presentes.

O governador Camilo Santana, que estava acompanhado da primeira-dama Onélia Santana e dos filhos Pedro e Luíza, destacou a importância desta confraternização. “A ideia é o Palácio receber as crianças, acolher as pessoas. Cada servidor pode apadrinhar uma criança de abrigos, das nossas instituições. É um dia de muita alegria para mostrar para o nosso Ceará que são as crianças que representam o nosso futuro. É um momento de muita fraternidade em que precisamos nos doar, trabalhar a questão da solidariedade, do amor, da paz”.

Pelos corredores do Palácio da Abolição, as crianças brincaram de pintura, pula-pula, touro mecânico, piscina de bolas, lancharam e fizeram a festa com a tão aguardada chegada do Papai Noel. Receberam bonecos de super-heróis, bolas, carros, bonecas, jogos de tabuleiro e muitos outros, numa constante troca de sorrisos com seus novos padrinhos.

Também presente na celebração, a vice-governadora Izolda Cela comentou que essa alegria traz uma espécie de renovação no ambiente. “Já está no calendário do Governo. É quando esse Palácio fica mais bonito com essa recepção das crianças. Nada mais vale do que essa energia, a participação e todos para fazer uma festa mais bonita. É acima de tudo um dia bonito”.

A Polícia Militar do Ceará adotou o Projeto Acord’Arte, que tem como porta-voz a tenente Júlia Dantas. Ela, que também é cantora, trouxe visibilidade nacional ao participar de um reality show na TV aberta para o programa que ensina música para crianças carentes. “O Projeto funciona na Uniseg 1 e atendemos crianças carentes do Vicente Pinzon que são assistidas pelo Governo do Ceará. Então, a equipe do Palácio da Abolição nos convidou para trazer as crianças. É uma forma de prestigiá-las e mostrar a importância delas para o nosso trabalho. Hoje pessoas nos procuram, pedem apresentações. Antes tínhamos cerca de 50 crianças, agora temos quase 100, dobramos o nosso atendimento”.

O Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas, por sua vez, também optou por apadrinhar uma comunidade: Nasce Uma Flor-Cidade Jardim. Segundo o comandante geral do BPRaio, coronel Márcio Oliveira, essa uma forma de mostrar o lado humano do grupamento. “O Raio tem uma proximidade com o público infantil. As crianças pedem para tirar fotos conosco. Então, nada mais apropriado do que nos reunirmos e acolhermos uma entidade. Dar presentes e um pouco de alegria nesse período, mostrando que a polícia não é só serviço de abordagens, prisões, ela tem um serviço social. Já temos uma empatia com a crianças, então, nada mais justo que vivenciar esse momento com elas”.

A diretora do Abrigo Tia Júlia, Luiza Helena Paiva Frota, mostrou gratidão por mais um ano da instituição participando do Natal do Acolhimento. “Eu gostaria de agradecer ao governador e à primeira-dama, pois sei o quanto essa iniciativa é verdadeira. Todas as crianças gostam de ser lembradas. A gente se emociona, sou funcionária pública, e sei que em todos esses anos de governo, ele sempre procurou comemorar com as criança. Que Deus abençoe a todos e quero aqui agradecer em nome de todas as crianças”.

Entre os abrigos e instituições que marcaram presença no Natal do Acolhimento estavam: Instituto de Assistência e Proteção Social; Acolhimento Renascer; Abrigo Nova Vida; Nasce Uma Flor-Cidade Jardim; Abrigo Tia Júlia; Abrigo Casa da Criança (ONG Instituto de Assistência e Proteção Social – IAPS); Residência Inclusiva 1; Residência Inclusiva 2; Circo Escola Bom Jardim; Acolhimento Nossa Casa; Casa Abrigo; Recanto da Luz; Casa da Criança; Lar Amigos de Jesus; Casa Santa Gianna; Abrigo Desembargador Olívio Câmara; Coral de Natal; Projeto Doar-Se; Santa Terezinha; Projeto Acord’Arte.

Publicidade

Leia também