Confira o que abre e o que fecha no feriadão de Natal no Grande Recife

Lojas de shoppings funcionam em horários diferenciados antes e durante o Natal em 2018 — Foto: Reprodução/TV Globo

Publicidade

Com a proximidade do feriado de Natal, na terça (25), os horários do comércio têm alterações. Alguns shoppings, por exemplo, estendem o funcionamento no fim de semana do sábado (22) e do domingo (23) e encurtam o horário na segunda (24) e na terça (25). Já a Justiça funciona em regime de plantão a partir do sábado (22). Confira os horários de funcionamento durante o feriadão:

Comércio

Shopping Recife

No sábado (22) e no domingo (23), o centro de compras funciona das 9h às 23h. Já na segunda (24), as operações vão das 9h às 18h. Na terça (25), feriado de Natal, as lojas do shopping não funcionam e as operações de alimentação e lazer têm abertura facultativa, das 12h às 21h.

RioMar Shopping

O shopping funciona das 9h às 23h no sábado (22) e no domingo (23). Já na segunda (24), o centro de compras abre das 9h às 18h. Na terça (25), as lojas ficam fechadas e as operações da praça de alimentação e das áreas de lazer têm funcionamento facultativo, das 12h às 20h.

Shopping Boa Vista

O centro de compras funciona das 8h às 23h no sábado (22) e das 9h às 22h no domingo (23). Na segunda (24), véspera de Natal, o funcionamento vai das 8h às 18h. Já na terça (25), o shopping funciona das 11h às 19h, horário facultativo para atividades de lazer e restaurantes das praças de alimentação. O restante das lojas não abre no feriado.

Plaza Shopping

No sábado (22) e no domingo (23), o shopping abre das 9h às 23h. Na segunda (24), o funcionamento vai das 9h às 19h. Já na terça (25), as áreas de lazer e operações da praça de alimentação têm funcionamento facultativo, das 12h às 21h. As demais lojas não abrem.

Shopping Guararapes

No sábado (22) e no domingo (23), o shopping funciona das 9h à 0h. Na segunda (24), o funcionamento vai das 9h às 19h. Na terça (25), as lojas ficam fechadas, mas as áreas de alimentação e lazer têm funcionamento facultativo das 12h às 21h.

Shopping Patteo Olinda

No sábado (22), o centro de compras abre das 9h às 23h. No domingo (23), das 9h às 22h. Na segunda (24), o shopping abre das 9h às 18h. Já na terça (25), o funcionamento é facultativo para a praça de alimentação e áreas de lazer, das 12h às 21h. As demais lojas ficam fechadas.

Camará Shopping

No sábado (22), o centro de compras abre das 10h às 23h. No domingo (23), das 9h às 22h. Na segunda (24), o shopping funciona das 9h às 19h. Na terça (25), o shopping fica fechado.

Shopping Tacaruna

O shopping funciona das 9h às 23h no sábado (22) e das 10h às 22h no domingo (23). Na segunda, o centro de compras abre das 9h às 18h. Na terça (25), as lojas estarão fechadas, mas a praça de alimentação funciona das 12h às 20h. Já o cinema funciona de acordo com a programação.

Shopping Costa Dourada

O centro de compras abre das 11h às 21h no sábado (22) e no domingo (23). Na segunda (24), o funcionamento vai das 9h às 18h. Na terça (25), as lojas ficam fechadas e as áreas de alimentação e lazer abrem das 12h às 20h.

Paço Alfândega Shopping

No sábado (22) e no domingo (23), o centro de compras abre das 9h às 21h. Na segunda (24), o funcionamento vai das 9h às 16h. Na terça (25), o shopping fica fechado.

Paulista Northway Shopping

O horário de funcionamento vai das 9h às 23h no sábado (22) e das 10h às 22h no domingo (23). Na segunda (24), o centro de compras abre das 9h às 19h. Na terça (25), as lojas ficam fechadas e as áreas de alimentação e lazer abrem das 12h às 21h.

Centro

De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no sábado o comércio de rua do centro abre das 8h às 18h. No domingo, o funcionamento é das 9h às 17h. Na segunda-feira (24), a abertura das lojas fica a critério de cada comerciante. E, na terça (25), o comércio é fechado.

Bancos

As instituições financeiras funcionam normalmente na segunda (24), mas fecham na terça (25), feriado de Natal. O funcionamento é retomado na quarta (26).

Justiça

O recesso do Poder Judiciário tem início no sábado (22) e segue até o dia 1º de janeiro de 2019. Nesse período, o funcionamento das unidades do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) em todo o estado é em regime de plantão para ações criminais e cíveis em caráter de urgência.

Nos plantões, são contempladas ações como habeas corpus, comunicação de flagrante, apreciação de pedido de liberdade provisória em caso de urgência justificada, representação para decretação de prisão preventiva ou temporária, mandado de segurança e medidas cautelares.

No 1º e 2º graus, o atendimento acontece das 13h às 17h. Os endereços das comarcas de plantão podem ser encontrados na página do Plantão Judiciário.

Edifício-sede da Prefeitura do Recife — Foto: Katherine Coutinho/G1

Edifício-sede da Prefeitura do Recife — Foto: Katherine Coutinho/G1

Prefeitura do Recife

De acordo com a Prefeitura do Recife, na segunda-feira (24), véspera, e terça-feira (25), dia de Natal, os serviços e órgãos da administração municipal não funcionarão, a não ser os considerados essenciais, a critério da chefia de cada órgão.

Turismo

A Ciclofaixa de Turismo e Lazer fica disponível dois dias no feriadão de Natal. No domingo (23) e treça (25), o percurso exclusivo para bikes, será montado. Nos mesmos dias, também estará montado o Lazer na Rua, no Segundo Jardim de Boa Viagem.

Os parques Santana e Macaxeira funcionam normalmente. No Santana, haverá apresentação do espetáculo Natal para Sempre, nos dias 23 e 25, às 19h

As 19 Academias Recife abrem no sábado (22), mas fecham nos dias 24 e 25. O funcionamento retorna à normalidade no dia 26.

Contribuinte

Não haverá expediente no sábado (22) nas unidades de atendimento ao contribuinte que funcionam no Expresso Cidadão do Cordeiro e do Shopping Rio Mar. Nos dias 24 e 25 as unidades do Expresso permanecem fechadas, assim como o Centro de Atendimento ao Contribuinte, localizado no edifício-sede da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo.

Mercados e feiras

Os mercados públicos e feiras novas funcionam em horário especial na terça-feira (25), das 6h às 13h. No sábado (22), domingo (23) e segunda-feira (24), abrem normalmente: 6h às 18h, 6h às 13h e 6h às 18h, respectivamente.

Saúde

Na segunda (24) e terça-feira (25), abrem as quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).

As demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais ficam fechadas, reabrindo normalmente na quarta-feira (26).

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, será normal durante o feriado. O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR funciona normalmente durante todo o feriado, 24h, com atendimento multidisciplinar.

As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) funcionam normalmente, 24h, para a realização de partos, além de disponibilizar atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência.

Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também funcionam.

Para a vacinação antirrábica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funciona durante o feriado, das 8h às 12h, para os munícipes do Recife que já estão em tratamento.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) tem plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) funcionará normalmente.

Empreendedorismo

As Salas do Empreendedor que funcionam no andar térreo da PCR, no Centro Público de Casa Amarela, no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna ficam fechadas na segunda (24) e na terça (25).

Emprego

As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados, Soledade e Rio Branco fecham na segunda (24) e na terça (25).

 Hospital veterinário do Recife fica na Zona Oeste  — Foto:  Divulgação/PCR

Hospital veterinário do Recife fica na Zona Oeste — Foto: Divulgação/PCR

Hospital Veterinário

O Hospital Veterinário do Recife fecha na segunda (24) e terça-feira (25). Os atendimentos e marcações de consultas voltam a funcionar na quarta-feira (26).

Assistência social

Ficam fechados os serviços da Assistência Social, entre os quais Cras, Creas, Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) e Central de Atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família. A exceção são as casas de acolhimento institucional, que funcionarão normalmente.

Mulher

O Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector fecham nos dias 24 e 25. No entanto, o Liga, Mulher, disque-orientação do Clarice, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do Liga, Mulher é o 0800 2810107.

Trânsito

Ficam suspensos, nas segunda-feira (24) e terça-feira (25), os serviços oferecidos das 8h às 13h, na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas. Ele voltam na quarta-feira (26).

Fonte: G1 

Publicidade

Leia também