Projeto Semear leva ações de cidadania e saúde a moradores de comunidade em Olinda

Projeto Semear atendeu a moradores da Ilha do Maruim, em Olinda — Foto: Reprodução/TV Globo

Publicidade

Mais de 300 voluntários se reuniram neste domingo (18), em Olinda, para realizar uma ação social que beneficiou moradores da comunidade da Ilha do Maruim, no bairro de Santa Tereza. A iniciativa foi realizada pelo Projeto Semear, que arrecadou, durante 90 dias, donativos e organizou a promoção de serviços de saúde, beleza e atividades lúdicas.

A ação foi realizada na Escola Mascarenhas Moraes, no bairro de Ouro Preto. Enquanto as crianças brincavam no pátio do colégio com alguns voluntários, outra turma ensinava os adultos a pintar panos de prato.

A oficina foi coordenada pela voluntária Isabela Santos. Segundo ela, o principal objetivo da ação é dar atenção a quem precisa.

“Nosso dever, como cristãos, é ajudar o próximo e fazê-lo sentir-se amado através da valorização do ser humano. Esse é meu principal objetivo”, disse.

Ainda segundo Isabela, a oficina, além de promovesr abstração dos problemas do dia a dia, também oferece oportunidade.

“Decidimos fazer uma oficina de pintura de panos de prato. Elas aprendem o artesanato e também podem gerar uma renda. É só colocar o desenho no papel, fazer o contorno com o hidrocor e pintar”, explica.

Ilha do Maruim fica no bairro de Ouro Preto, em Olinda — Foto: Reprodução/TV GloboIlha do Maruim fica no bairro de Ouro Preto, em Olinda — Foto: Reprodução/TV Globo

Ilha do Maruim fica no bairro de Ouro Preto, em Olinda — Foto: Reprodução/TV Globo

Uma das participantes foi a dona de casa Ana Cristina, que saiu do bairro de Guadalupe, em Olinda, e por algumas horas esqueceu os problemas que tem em casa.

“É a primeira vez que participo e estou gostando muito. Tenhos muitos problemas e, pintando, esqueço de todos. Vou usar o paninho que fiz aqui no Natal”, brinca.

O projeto Semear nasceu na Igreja São Lucas, em Ouro Preto. Todos os anos, os voluntários escolhem uma escola para evangelizar adultos e criancas. Quem participa do projeto também faz as três refeições no local, sem pagar nada, e ainda leva para casa uma cesta básica.

Coordenador do projeto, Thuan Cesar Nascimento explica que a ideia de promover os serviços para quem precisa veio de sua própria necessidade.

“Estudei em colégio religioso e, quando vim para minha comunidade, senti que faltava algo para que as pessoas saíssem dali. Me aliei a alguns amigos e a gente fez”, explicou.

Fonte:  G1

Publicidade

Leia também