Incêndio destrói último “Engenho de Pau” no Sítio Fundão em Crato

Fogo destruiu último Engenho de pau do município do Crato. |Crédito: Weber Girão.

Publicidade

Por Ronuery Rodrigues / Papo Reto

Uma perca para o patrimônio material e cultural do Cariri, com a destruição do mais antigo engenho de madeira movido a tração animal do Crato. O equipamento datado do final do século XIX e início do XX, ficava localizado na Unidade de Conservação Ambiental Sítio Fundão, no Geossítio Batateiras, foi completamente queimado no final de semana.

O Engenho possuía valor histórico e cultural não só para o Crato mais para a região, conforme destacou advogado e pesquisador Heitor Feitosa Macêdo. Ele participou da elaboração de um relatório que objetivava preservar o equipamento de possíveis danos – “ Há uns 4 meses, atendendo à solicitação da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará, estive lá, juntamente com os professores doutores em história (Darlan Reis – URCA – e Virgílio Arraes – UNB), a fim de elaborar um relatório para a contenção das ruínas do dito engenho. Desde 2013, outro relatório já havia sido confeccionado com o mesmo objetivo, no qual foram feitas recomendações semelhantes às que nós apresentamos”, escreveu o pesquisador.

Para o pesquisador, era possível ter evitado o incêndio, com a retirada da vegetação do entorno, “ na boa linguagem matuta, fazer o aceiro”, o que não ocorreu. Heitor conta ainda que há mais de um ano, tenta implantar um museu do engenho no Crato, mas que pouco tem sido as pessoas que tem dado apoio.

Por fim, o  advogado lamentou que pontos de memórias tenham perdido o valor na sociedade – “ Além do Museu Nacional, quantos outros pontos de memória deverão ser sacrificados para que entendamos o valor dessas “velharias” que formam a matéria-prima de nossas digitais? O Crato, outrora, apossou-se do título de cidade da cultura, mas, agora, parece estar achacado por uma amnésia profunda e irreversível. Foram-se os casarões, foi-se o museu, foi-se o último engenho movido a boi e aí por diante”, lamentou.

SÍTIO FUNDÃO

O Parque Estadual Sítio Fundão, foi criado por Decreto Estadual nº 29.179, de 08 de fevereiro de 2008 e é uma Unidade de Conservação do grupo de Proteção Integral.

 

 

Publicidade

Leia também