Fábrica Escola comemora safra 2018 Edição Especial Chico da Cascata em Barbalha-CE

Publicidade

O evento também acontece com a finalidade de solenizar a primeira colheita da cana.

O Instituto Agropolos do Ceará (IACe) irá realizar, no dia 20 de novembro (terça-feira), às 15h, a Comemoração da Produção da Safra 2018 que celebra a primeira colheita de cana desenvolvida na Fábrica Escola de Processamento de Cana-de-açúcar. Na ocasião, também será lançada a Edição Especial de cachaça Chico da Cascata.

Situada em Barbalha, na Avenida José Bernardino Cavalcante Leite, km4, sítio Buriti, a Fábrica Escola produz cachaça de alambique prata e ouro premium, rapadura tradicional e de sabores, drops de rapadura tradicional e de sabores, melado de cana, caldo de cana e está fazendo também o açúcar mascavo.

O evento, que contará com um ato ecumênicoministrado pelo padre Leite Grangeiro (padre Nino) e pelo pastor Silas Nogueira, deverá reunir autoridades locais, a presidente do IACe, Ana Teresa Barbosa de Carvalho, e o secretário do Desenvolvimento Agrário, Francisco de Assis Diniz, além de órgãos que desenvolvem trabalhos relacionados a agricultura, sindicatos, associações,estudantes e familiares do homenageado.

Conheça Chico da Cascata

Ícone cultural do Cariri, o homem das anedotas era Francisco Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Chico da Cascata. Nasceu em 1932, casou com dona Maria Santa, teve sete filhos e uma trajetória longa. Desenvolveu trabalhos como carpinteiro, agricultor com destaque no cultivo de cana-de-açúcar e, posteriormente, com o intuito de receber os amigos, abriu um balneário, o precursor na região, que virou um ponto de encontro tradicional para visitantes de todo o estado e cenário de muitas histórias.

No cardápio, o melhor baião com pequi, manteiga da terra e fruta-pão, uma tradicional entrada que se destaca entre tantas outras iguarias apreciadas na região; no atendimento, estórias que, de tão bem contadas e carismáticas, pouco importavam se eram verdadeiras ou não, desde o pé de ciriguela que dava cajá até as lutas de Chico contra as cobras gigantes encontradas no local.

Entre os frequentadores, famosos como Alceu Valença, Geraldo Azevedo e Dominguinhos. No ambiente, uma simplicidade singular. Situado no pé da Chapada do Araripe, um local arejado, com duas piscinas e a famosa Cascata do Lameiro, do Rio Batateira, codinome do homenageado. Tudo administrado cuidadosamente, durante 35 anos, pelo seu Chico que, às 4h da madrugada, já estava de pé. Depois disso, passou a gestão do local aos filhos, mas, ainda assim, ele permanecia por lá, como a principal atração, cativando a freguesia.

Exemplo de cidadania, benquisto por nativos e turistas que visitavam o local, passou a ser mais do que um cidadão comum. É considerado por muitos patrimônio cultural do Cariri.  

Saiba mais sobre a Fábrica Escola

Valorizar a agricultura familiar fortalecendo produtores. Foi com essa finalidade que, no ano de 2016, o Instituto Agropolos do Ceará (IACe) passou a administrar a Fábrica Escola de Processamento de Cana do Cariri, um equipamento do Governo do Estado, situado em Barbalha, desenvolvido para resgatar a cultura do plantio de cana-de-açúcar da região e capacitar  produtores rurais e estudantes em todas as etapas de produção da cachaça e dos derivados da cana e na comercialização dos produtos.

No primeiro momento da administração, o IACeexecutou as alterações estruturais adequadas para realizar as capacitações e receber os transeuntes. Depois disso, além de preparar uma safra de cachaça e de rapadura para teste, foram adquiridos equipamentos para viabilizar o manejo das culturas e das ações educativas. Entre os instrumentos obtidos, existe moenda, decantador, caldeira, tanques para diluição, dornas para fermentação, alambique, coluna de retificação, taxo de evaporação, engarrafadora, tanques para armazenamento e barris de madeira para envelhecimento da cachaça.

Na segunda fase, para garantir a qualidade dos produtos, a Fábrica Escola iniciou o plantio da cana para o preparo de uma nova safra.

 

 

Publicidade

Leia também