Câmara discute políticas públicas para Juventude

Publicidade

Por iniciativa do Vereador Amadeu de Freitas (PT), a Câmara Municipal de Crato promoveu na noite desta terça-feira,13, uma audiência pública que discutiu as políticas públicas voltadas para a juventude. Estiveram presentes no debate, o Secretário Municipal de Esporte e Juventude do Crato, Lamar Lima, o vereador Renan Almeida, jovens de pastorais e movimentos sociais, educadores e artistas que atuam junto a juventude.

O encontro espelhou a preocupação do poder público em promover a implementação das políticas voltadas para os jovens no município. De acordo com o vereador Amadeu de Freitas, o evento ocorreu de forma tranquila e todos puderam opinar.

O parlamentar destacou que a partir da audiência, medidas serão tomadas para a estruturação das políticas de juventude – “Nós devemos tomar as medidas necessárias, para que o município possa integrar o Sistema Nacional de juventude previsto na Lei federal, para que o município possa constituir parcerias com estado e união, para receber recursos para implementar políticas”, destacou.

Para o Secretário Municipal de Esporte e Juventude, Lamar Lima, a aproximação entre administração, poder legislativo e sociedade civil organizada é o primeiro passo para a mudança de realidade – “ A gente encontra no nosso município pessoas que pensam realmente do futuro da Juventude e, nada melhor do que administração pública, Câmara Municipal e principalmente ouvindo a classe da Juventude, para que a gente possa trabalhar juntos, planejar juntos, para que a gente possa fazer a juventude com muito mais oportunidades. Acho que o primeiro passo muito importante foi dado, para que a gente possa mudar a situação do Crato”, apontou.

O jovem Leonardo Alencar, fala da expectativa para implementação das políticas – “ Acho que a partir de agora a gente tem que correr atrás para que seja criado esse Conselho de Juventude, para ter essa discussão ampla. A gente pode tá mais articulado, e que saia do debate, que realmente tenha essas políticas”, cobrou.

Encaminhamentos

A discussão apontou ainda para a reformulação da Lei Municipal que trata sobre o Conselho Municipal de juventude, e ações como um Congresso de Juventude, um Plano Municipal de juventude fazem parte das estratégias discutidas pelo grupo. Na próxima semana, uma reunião será realizada com os membros de uma comissão que foi tirada da audiência pública, o objetivo será aprofundar as discussões acerca da implementação do Conselho Municipal de Juventude.

Créditos: Ronuery Rodrigues

Publicidade

Leia também