LOGO-NEWS-CARIRI

Várzea Alegre conquista a certificação Selo Verde

Publicidade

No dia 16 de outubro deste ano, foi publicado pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará a classificação dos municípios inscritos e avaliados na 12ª edição do Programa Selo Município Verde – PSMV. Os trabalhos foram presididos pelo secretário de Meio Ambiente do Estado, Artur Vieira Bruno, e pela técnica coordenadora do Programa Estadual, Socorro Azevedo.

 

O Selo Município Verde é um programa de certificação ambiental pública que identifica a cada dois anos as prefeituras cearenses que atendem aos critérios pré-estabelecidos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais incentivando o fortalecimento das gestões ambientais.

 

O município de Várzea Alegre foi inscrito e concorria com outros 100 municípios. Somente 24 dos inscritos foram contemplados a receber a certificação, entre estes Várzea Alegre foi classificado.

 

Os municípios foram avaliados em cinco eixos temáticos, com base em 16 Indicadores, sendo: Política Municipal de Meio Ambiente; Saneamento Ambiental e Saúde Pública; Recursos Hídricos; Agricultura Sustentável e Biodiversidade.

 

A primeira fase se constituiu de análise a partir da documentação comprobatória, conforme o Formulário de Avaliação. Após a avaliação documental, os municípios que atingiram a nota maior que 50 pontos – do Índice de Sustentabilidade Ambiental (ISA) foram pé-selecionados e receberam a visita in loco de técnicos da SEMA e de representantes do Comitê Gestor para averiguação das informações, acompanhados pela Coordenadora Municipal do PSMV. Esteve à frente do programa como coordenadora municipal a bióloga e gestora ambiental, Helena Fernandes Vilar. Ela disse que a conquista foi meta prioritária da gestão municipal entre todas as secretarias municipais e escolas locais.

 

Dentre os 24 municípios classificados, Várzea Alegre conquistou a categoria “C” – A Categoria “C” indica que o município tem se esforçado para executar ações de gestão ambiental municipal coerentes com as exigências legais. Helena Vilar explicou que em termos de Índice de Sustentabilidade Ambiental (ISA), a categoria C possui intervalo entre maior que 50 e menor do que 70 pontos, de um total possível de 100 pontos.

 

Os municípios contemplados receberão a certificação e a premiação Selo Município Verde em solenidade que acontecerá às 15hs do dia 21 de novembro deste ano, no Auditório do late Plaza Hotel, em Fortaleza.

 

A Secretaria de Meio Ambiente tem a frente o Secretário J. Marcílio que agradeceu a conquista a todos os colaboradores. Para ele a certificação Selo Verde, premia um trabalho dedicado da Secretaria Municipal de Meio Ambiente com apoio das demais secretarias do Governo Municipal.

 

O prefeito Zé Helder (MDB) disse que essa premiação é importante porque revela toda a preocupação que tem o Governo Municipal com a preservação do meio ambiente, em respeito a uma sociedade que exige esse compromisso.

 

Assessoria de Comunicação

Leia também

TV News Cariri

Publicidade

Contatos:

E-mail : nnewscariri@gmail.com

Últimas