Salvador tem 18 locais para votação em trânsito nas eleições; confira

Salvador tem 18 locais para votação em trânsito nas eleições. — Foto: Reprodução/EPTV

Publicidade

Dezoito locais em Salvador estarão disponíveis no domingo (7) de eleições para os eleitores que solicitaram à Justiça Eleitoral autorização para realizar o chamado voto em trânsito, ou seja, o direito de votar em outra cidade, que não seja o domicílio eleitoral, no primeiro turno (7 de outubro) e num eventual segundo turno (28 de outubro).

Os eleitores tiveram até o dia 23 de agosto para fazer esse pedido nos cartórios eleitorais e indicarem em que cidade pretendem votar.

O voto em trânsito só pode ser realizado em capitais ou cidades com mais de 200 mil eleitores. Se for em um estado fora do domicílio eleitoral, a pessoa só poderá votar para presidente.

Para quem estiver no exterior, não é possível fazer o voto em trânsito. Nesses casos, quem quiser votar deve ter um título eleitoral cadastrado no exterior.

Mudanças em locais de votação

Do total de 646 locais de votação na capital para quem tem a cidade como domicílio eleitoral, 47 deles foram modificados. As alterações, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), afetam mais de 20 mil pessoas.

De acordo com o TRE-BA, as zonas que foram modificadas estavam situadas em mais de 40 bairros de Salvador, entre eles, Pau Miúdo, Cidade Nova, Barbalho, Luiz Anselmo, Lapinha, Curuzu, São Caetano, Capelinha, Parque Bela Vista, Campina de Brotas, Pituba, Itaigara, Amaralina, Rio Vermelho,Coutos, Paripe, Periperi, Plataforma, Itacaranha e São João do Cabrito.

Segundo o órgão, a maioria dos locais foi modificado por causa de alterações de endereço, necessidade de reformas ou carência de infraestrutura física para receber a instalação das urnas eletrônicas.

Até as eleições, no domingo (7), os lugares para votação ainda podem ser modificados. Por causa disso, o órgão orienta que, antes do pleito, os eleitores confirmem os locais de voto no site do TRE-BA.

Esquemas especiais

Ônibus e trens de Salvador têm esquema especial no domingo de eleições. — Foto: Reprodução/TV GloboÔnibus e trens de Salvador têm esquema especial no domingo de eleições. — Foto: Reprodução/TV Globo

Ônibus e trens de Salvador têm esquema especial no domingo de eleições. — Foto: Reprodução/TV Globo

No domingo, dia das eleições para a Presidência da República, Senado e Governo do Estado, os ônibus urbanos de Salvador vão circular com a frota integral, a mesma utilizada nos dias úteis, das 6h às 18h. De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), serão disponibilizados 2.500 veículos. Assim como em todos os domingos, os passageiros pagarão meia passagem.

Quem preferir utilizar o metrô, pode ter acesso ao modal das 5h à 0h, como acontece normalmente. Já os trens do subúrbio que, geralmente, não operam aos domingos, vão funcionar em esquema especial. De acordo com informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur), dois trens vão operar das 7h às 18h. A passagem custa R$ 0,50 (inteira) e R$ 0,25 (meia), com gratuidade para pessoas a partir dos 60 anos.

Policiamento

Mais de 25 mil agentes das policias Militar e Civil vão atuar em todo a Bahia, no domingo. Os profissionais irão trabalhar no patrulhamento das seções eleitorais, a uma distância de 100 metros dos 9.576 locais de votação, conforme orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Agentes da Polícia Militar vão escoltar as 35.088 urnas até os locais de votação e guardar as seções eleitorais, com o objetivo de impedir a violação dos equipamentos. Após o encerramento da votação, às 17h, haverá proteção do material utilizado no pleito para os polos de informática ou cartórios eleitorais.

Os policiais vão atuar, também, na prevenção de crimes eleitorais, como transporte clandestino de eleitores, compra de votos e desordens nas seções.

Fonte: G1

Publicidade

Leia também