Em Mauriti “Projeto Câmara na Escola” debate ética

Publicidade

A Câmara de Mauriti realizou mais um módulo do Projeto Câmara na Escola no último final de semana, quando os alunos trabalharam com um tema valioso para a formação profissional e pessoal.

O Tema do encontro foi Ética, Conduta e Compliance, coordenado pelo professor Renato. Ele explica que “naturalmente esses assuntos seriam de difícil compreensão se não fosse a incrível sensibilidade e capacidade que a turma apresenta, por tratar de tema que adentre à personalidade individual e cada aluno seria extremamente difícil se partíssemos do ‘pré-conceito’ de que eles já estivessem contagiados pela obrigação de serem espertos e desleais em que a sociedade muitas vezes exige e venera.”

Porém, o professor diz que de modo totalmente diverso, os alunos receberam as explicações e exemplos e, prontamente, demonstraram que são exceções dentro de uma sociedade, que segundo ele está deturpada e inerte.

Nos encontros inúmeros diálogos foram travados acerca de ética, certo, errado, momento de consciência individual, diferença entre Direito e Justiça, bem como o resultado de ações sem ética.

Ao final, todos os alunos apresentaram qual aspecto do treinamento mais o marcou.

E para Renato Monteiro a sensação de missão cumprida se deu quando a ideia de ações éticas e com respeito ao próximo foi dada como ponto principal que os alunos levariam para casa e para Sociedade, e o testemunho e convencimento destacado pelos próprios alunos de que a sociedade só mudará a cultura do esperto e da vantagem quando as ações éticas e a boa conduta reinarem.

“Está de Parabéns a Presidente do Legislativo Fernanda Martins e todos os alunos do curso por fazerem acontecer um diálogo tão importante para formação humana e profissional.”, comenta.   

Nos âmbitos institucional e corporativo, compliance, que fez parte do tema do módulo, é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer.

Publicidade

Leia também