Para celebrar o Dia D de combate ao câncer de mama, diversas atividades são oferecidas nesta terça-feira (23) no Calçadão do Comércio, no centro de Maceió.
As atividades fazem parte da campanha Maceió Rosa e acontecem até o meio-dia. A população pode conseguir encaminhamentos para mamografia, testes de HIV, sifílis e hepatite B e C, corte e doação de cabelo, aferição da pressão, aulas de zumba e apresentações culturais.
A Ana Paula, 42, é moradora do Poço e aproveitou que estava no Centro para realizar os testes rápidos. Os resultados ficam prontos em 40 minutos.
“É ótimo poder realizar esses exames aqui, principalmente para a população carente e que não tem acesso a esses exames em hospitais particulares”, disse.
A primeira-dama de Maceió e coordenadora da campanha, Tatiana Palmeira, destaca que o objetivo da ação é aletar as mulheres sobre a importância de fazer autoexames e se prevenir.
“Eu estou muito feliz de estar nesse dia rosa aqui no centro da cidade, repleto de mulheres. A gente queria vir para um lugar que a gente alcançasse o maior número de mulheres da cidade, para que todas façam o autoexame e o exame da mamografia”, disse Tatiana.
O prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), também ressaltou a importância de realizar a ação no centro da cidade.
“O nosso papel nesse dia é chamar a atenção das mulheres para que não deixem de fazer o autoexame, que é fundamental, para que, se houver o câncer, comece o tratamento o mais rápido possível. O Centro é o local onde as pessoas de toda a cidade frequentam, então tem aqui moradores, certamente, dos 50 bairros de Maceió transitando e sendo atendidos pelas ações da Prefeitura de Maceió” afirmou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/e/V/PnTgb6To2acVxvzJEjbw/ato-outubro-rosa-maceio-6-.jpg)
Tatiana Palmeira, primeira-dama de Maceió e coordenadora da campanha — Foto: Thamires Ribeiro/G1
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/x/A/dNDjKpQ4WpV0jQ3BkW9g/ato-outubro-rosa-maceio-3-.jpeg)
Também foram passadas orientações sobre prevenção e tratamento do câncer de mama, no centro de Maceió — Foto: Thamires Ribeiro/G1
Fonte: G1









