Foragido é preso com submetralhadora, pistola e outras armas no Grande Recife

Suspeito foi preso no Grande Recife com seis armas, algemas, balasclavas, munições e carteira da PM — Foto: Thiago Augustto/TV Globo

Publicidade

Um homem de 47 anos foi preso com seis armas de fogo, incluindo uma submetralhadora, uma escopeta e uma espingarda. Segundo a Polícia Civil, Antônio Francisco da Costa era foragido desde agosto de 2017, quando rompeu a tornozeleira eletrônica. Ele foi preso em casa, no município de Itapissuma, no Grande Recife.

A polícia acredita que ele faz parte de uma associação criminosa ligada a roubos, explosões a banco e ao tráfico de drogas. O suspeito, de acordo com a corporação, estaria se armando para retomar uma boca de fumo na comunidade do Fosfato, em Abreu e Lima, também no Grande Recife.

“Antes de fazer a ação de confrontar outros traficantes, de maneira preventiva, a gente prendeu ele e apreendeu todo o armamento dele”, afirma o delegado Diogo Melo Victor, da 1º Delegacia de Represão ao Narcotráfico (DPRN-Denarc).

Armamento encontrado com foragido da Justiça de Pernambuco — Foto: Paulo Abreu/Polícia CivilArmamento encontrado com foragido da Justiça de Pernambuco — Foto: Paulo Abreu/Polícia Civil

Armamento encontrado com foragido da Justiça de Pernambuco — Foto: Paulo Abreu/Polícia Civil

Com o suspeito foram encontrados dois revólveres calibre 38, ambos roubados de empresas de segurança, uma espingarda calibre 12, uma escopeta calibre 12 e duas armas de uso restrito das forças armadas, sendo uma pistola bereta calibre 9 milímetros e uma submetralhadora artesanal calibre 9 milímetros. “Armamento plenamente eficaz e de alto poder de precisão”, define o delegado.

Também foram apreendidos quatro algemas, duas carteiras porta-cédulas com brasão da Polícia Militar, 41 munições de calibre 40, 10 cartuchos de calibre 12 e diversas munições de calibre 9 milímetros.

Segundo o delegado Diogo Melo, o suspeito, conhecido como Toninho da 12, começou a atividade criminal em 1995 e possui uma ficha extensa, com diversas condenações, somando mais de 46 anos de reclusão.

“Crimes praticados como roubo duplamente majorado, porte ilegal de arma de fogo, formação de quadrilha e tráfico de drogas”, afirma o delegado.

Entre as armas apreendidas pela polícia com suspeito em Itapissuma, no Grande Recife, estão duas de uso restrito das forças armadas — Foto: Thiago Augustto/TV GloboEntre as armas apreendidas pela polícia com suspeito em Itapissuma, no Grande Recife, estão duas de uso restrito das forças armadas — Foto: Thiago Augustto/TV Globo

Entre as armas apreendidas pela polícia com suspeito em Itapissuma, no Grande Recife, estão duas de uso restrito das forças armadas — Foto: Thiago Augustto/TV Globo

Dados

De acordo com o Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), o número de armas apreendidas em 2018, até o mês de setembro, subiu 80% em relação ao ano inteiro de 2017.

Este ano, foram apreendidas 52 armas de fogo, incluinso quatro submetralhadoras de calibre 9 milímetros. Em 2017, a Polícia Civil apreendeu 29 armas.

Fonte: G1

Publicidade

Leia também