Encontro filosófico discute temas trabalhados por Baruch Spinoza

Publicidade

No próximo sábado, dia 22 de setembro, acontece na Casa O Berro o “Conversações Spinozanas”. Trata-se de uma série  de encontros sobre vários temas trabalhados pelo filósofo holandês, de origem judaica portuguesa, Baruch Spinoza. Neles também entram em cena pensadores contemporâneos como Antônio Negri, Etiene Balibar e Gilles Deleuze.

O primeiro tema a ser debatido é a beatitude em Spinoza, discutindo seus alcances e ressonâncias nas sociedades contemporâneas.

Spinoza foi excomungado 1656 da Sinagoga Portuguesa de Amsterdã, acusado de ter cometido heresia. Ele acreditava que Deus era a engrenagem que movia o Universo, e que os textos bíblicos nada mais eram que símbolos, os quais dispensam qualquer abordagem racional. De acordo com sua visão, os textos aí contidos não traduzem a realidade que envolve o Criador e sua criação. Na esfera da sociedade cristã daquela época não havia espaço para um pensamento considerado herético.

O evento  é uma  produção  coletiva dos  seguintes grupos de  pesquisas Spindelgua (Pesquisas Filosóficas em torno de Spinoza, Deleuze e Guattari – UFCA – Juazeiro do Norte), GEDEG –  (Grupos de Estudos em Deleuze e  Guattari – UFC – Fortaleza), GT  Benedictus Spinozana  ANPOF – UECE – Fortaleza, GT Deleuze  ANPOF, e conta com apoio de Oberro.net.

Publicidade

Leia também

TV News Cariri

Publicidade

A70087F9-04AC-4563-BB0D-08BD7B017C08
25AFD2D6-B201-4EB9-AB79-497BD30A6E8B

Contatos:

E-mail : nnewscariri@gmail.com

Últimas