Dia Mundial sem Carro tem passeios e shows gratuitos no Recife

Parque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife, recebe atividades no Dia Mundial sem Carro — Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Publicidade

Durante o Dia Mundial sem Carro, celebrado no sábado (22), o Recife ganha uma série de atividades gratuitas para incentivar o uso de outros modais. Esquetes teatrais, instalação de unidades de aluguel de bicicletas para crianças e roteiros turísticos feitos de bicicleta estão entre a programação.

Uma das atividades é o projeto Olha! Recife, que propõe um passeio de bicicleta pela Zona Sul do Recife. O passeio tem início às 14h30, saindo do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no Segundo Jardim, com 10 veículos oferecidos para ciclistas inscritos através da internet. O passeio, no entanto, pode ser feito por quem já possui bicicletas.

No Parque Santos Dumont, ponto final do passeio, acontece o Recife Mais Lazer das 14h às 19h, com atividades de educação no trânsito voltadas para o público infantil. No Polo Cultural do espaço, há apresentações de maracatu, samba e uma orquestra. Há, também, espaço para atividades inclusivas e a prática de esportes.

Na Zona Norte, o Parque da Jaqueira recebe uma ação educativa com esquetes teatrais sobre trânsito seguro. As vias do entorno do parque também recebem educadores, que devem distribuir materiais educativos para sensibilizar a população sobre uso consciente de veículos no combate à poluição.

Para as crianças que gostam de pedalar, duas estações do Bike PE devem ser instaladas entre o Segundo Jardim de Boa Viagem, na Zona Sul, e o Parque Santana, na Zona Norte. Ao todo, 20 bicicletas ficam disponíveis nos dois espaços.

Múltiplas rotas

Também no sábado, a partir das 9h, tem início a ação Cidade que Flui, com programação que se estende ao londo de todo o dia. O evento contempla trajetos pela cidade, atividades educativas sobre trânsito e mobilidade, além de ações para incentivo do uso de modais ativos, barcos e transporte público. A programação é gratuita e termina com uma apresentação da cantora Isaar.

O evento começa às 9h com um encontro de ciclistas na Rioteca da comunidade de Santa Luzia, na Torre. No local também será realizada onde uma oficina de produção de placas de trânsito em vinil.

Às 11h, o grupo segue para a Ilha de Deus e às 13h os ciclistas se reúnem com barqueiros de comunidades pesqueiras e pedestres para um debate e uma visita à comunidade. Às 14h30, com saída da Ilha de Deus, uma barquetada com mais de 20 barcos e um grupo de ciclistas parte com destino ao Cais de Santa Rita, no Centro do Recife.

Cantora Isaar se apresenta na programação da ação Cidade que Flui — Foto: Adriano Sobral/DivulgaçãoCantora Isaar se apresenta na programação da ação Cidade que Flui — Foto: Adriano Sobral/Divulgação

Cantora Isaar se apresenta na programação da ação Cidade que Flui — Foto: Adriano Sobral/Divulgação

Outro grupo de ciclistas partirá às 14h da comunidade de Santa Luzia com destino ao Cais de Santa Rita. As placas produzidas pela oficina de vinil, realizada pela manhã, serão implantadas em locais sem sinalização no percurso.

Às 14h, um grupo de pedestres parte da sede do Grupo Mulher Maravilha, em Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife, desce o morro a pé para embarcar em um ônibus na Avenida Norte em direção ao Cais de Santa Rita.

Após a reunião dos grupos, no Cais de Santa Rita, todos seguem para o Marco Zero para, às 16h, participarem do debate A Cidade Que Flui com representantes de organizações que tratam sobre mobilidade urbana no Recife.

A partir das 18h haverá shows dos grupos Afoxé Babá Orixalá Funfun, Banda DeLeão, DJ Célio do Vinil e Isaar.

O Cidade Que Flui é realizado pelas organizações Bigu Comunicativismo, Greenpeace Brasil, Centro Popular de Direitos Humanos – CPDH, Ameciclo, Bike Anjo PE, INCITI, Observatório do Recife, Grupo Mulher Maravilha, Ação Comunitária Caranguejo Uçá, Coque (R)existe, Sindmetro/PE, Frente de Luta Pelo Transporte Público, Coletivo Massapê e MARÉ – Mostra Ambiental do Recife, em parceria com os projetos Olhe Pelo Recife e MobCidades.

Fonte: G1

Publicidade

Leia também