Dia Mundial de Limpeza é marcado por mutirão com apoio de voluntários no Grande Recife

Escoteiros participam de atividades do Dia Mundial de Limpeza no Centro do Recife, neste sábado (15) — Foto: Reprodução/TV Globo

Publicidade

O Dia Mundial da Limpeza é marcado por ações no Grande Recife, neste sábado (15). Na capital pernambucana, um mutirão reúne 400 voluntários, que atuam em quatro áreas da cidade: orla de Boa Viagem, na Zona Sul, Avenida Conde da Boa Vista e Praça da Independência, no Centro, e Estação Central do Metrô, no bairro de São José, na área central.

De acordo com os organizadores do evento no Recife, é possível participar de várias formas. Os voluntários podem levar material reciclável de casa e entregar em um dos quatro pontos de coleta ou pegar o kit com um saco de 100 litros e luvas para recolher resíduos jogados incorretamente no meio ambiente.

Na capital pernambuca, equipes de escoteiros participam da limpeza na Praça da Independência, no Centro. Jovens usam luvas e equipamentos para recolher resídios jogados no meio ambiente.

De acordo com Sueny Silva, representante da organização não-governamental Limpa Brasil, a meta da ação é despertar a conscientização ambiental. “Queremos mostrar que as pessoas devem ajudar a levar os resíduos para as lixeiras, para ter um ambiente mais limpo e saudável”, afirmou.

Todo material reciclável recolhido é levado pela Autarquia de Limpeza Urbana (Emlurb) para as cooperativas de catadores do Recife. A ação é coordenada pelo Limpa Brasil e tem apoio da prefeitura, da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), do Metrô do Recife e da Uninassau.

Na Praia de Boa Viagem, estão previstas atividades cuulturais e aulas de alongamento e dança. Na Estação Central do Metrô, ocorre a troca de materiais recicláveis por descontos na conta de energia.

Em Olinda, das 8h ao meio-dia, na Praia do Quartel, em Bairro Novo, estudantes e representantes da Associação de Recicladores de Olinda (ARO) participam da iniciativa. A orla ganha cinco ecobags para recolhimento de materiais coletados, que beneficiam famílias carentes.

Estudantes retiraram lixo de piscinas naturais no Grande Recife — Foto: Projeto Meros Brasil/DivulgaçãoEstudantes retiraram lixo de piscinas naturais no Grande Recife — Foto: Projeto Meros Brasil/Divulgação

Estudantes retiraram lixo de piscinas naturais no Grande Recife — Foto: Projeto Meros Brasil/Divulgação

No município de Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco, estudantes e professores de escolas públicas foram às piscinas naturais da região para recolher o lixo depositado no local. A ação foi realizada pelo Projeto Meros do Brasil, em parceria com ONG Garis Marítimos, Instituto Recifes Costeiros e o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (Cepene).

Data

O Dia Mundial de Limpeza ocorre em 150 países. No Brasil, 300 municípios participam da iniciativa. O movimento começou na Estônia, na Europa, em 2008.

Fonte:G1

Publicidade

Leia também