Africano é detido no Aeroporto do Recife ao tentar embarcar para Europa com passaporte de outra pessoa

Um africano foi detido pela Polícia Federal (PF) no Aeroporto Internacional do Recife/Gilberto Freyre, na Zona Sul da capital, por fraude na utilização de um passaporte. Natural do Congo, o homem, que se apresentou como Naongala Mandala, de 38 anos, tentava embarcar para Lisboa, em Portugal, com um documento francês expedido em nome de outra pessoa.

De acordo com a PF, o estrangeiro se apresentou como eletricista e disse que morava no Brasil há um mês, sem residência fixa. A fraude foi descoberta quando os agentes federais que atuam no aeroporto detectaram que a foto do passaporte não tinha semelhança com a fisionomia do passageiro.

Por isso, ele foi chamado para se submeter a uma comparação de assinaturas. Ao escrever o nome em um caderno, ficou constada a diferença com o registro feito no documento, expedido em nome de Samuel Dimitri Nerault.

A ação da PF ocorreu no domingo (9), mas foi divulgada na manhã desta quarta-feira (12). Levado para a sede da PF, na área central do Recife, o africano foi autuado pelo crime de falsa identidade.

Ele assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e vai poder responder em liberdade. A pena prevista para esse crime é de 4 meses a dois anos de detenção.

O congolês se submeteu a exame de corpo de deleito no Institiuto de Medicina Legal (IML), na área central do Recife. Ele terá que se apresentar á Justiça e pode sofrer punições em caso de descumprimento dessa determinação.

Fonte: G1