Farias Brito ocupa 20º lugar em desenvolvimento da saúde no Ceará

Publicidade

Munícipio está em 20º na saúde, 30º na educação

O município de Farias Brito, no Cariri Cearense, apresenta bons índices, quando o assunto é desenvolvimento, a cidade se destaca no estado e país. Entre 5 mil municípios brasileiros avaliados, Farias Brito ocupa a 20ª posição no índice FIRJAN de desenvolvimento Municipal, com base nas três áreas fundamentais ao desenvolvimento humano: Educação, Saúde e Emprego e Renda.

A informação foi divulgada em estudo recente pelo sistema FIRJAN – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, com base em dados de oficiais de 2017.

*ESTUDO*

A leitura dos resultados é simples: o IFDM varia de 0 a 1, sendo que, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade. Para facilitar a análise são estabelecidos valores de referência e definidos quatro conceitos: IFDM entre 0,0 e 0,4 (baixo estágio de desenvolvimento); IFDM entre 0,4 e 0,6 (desenvolvimento regular); IFDM entre 0,6 e 0,8 (desenvolvimento moderado); IFDM entre 0,8 e 1,0(alto estágio de desenvolvimento).

Criado em 2008, o índice possui periodicidade anual e é calculado exclusivamente com estatísticas públicas oficiais. Sua metodologia permite tanto analisar a fotografia anual dos municípios quanto a evolução ao longo dos anos.

A vertente de Saúde é a única na qual a maioria dos municípios cearenses apresentou alto desenvolvimento: 97 cidades (52,7%) alcançaram essa classificação. Por outro lado 86 (46,7%) cidades ficaram apenas com desenvolvimento moderado e uma com desenvolvimento regular.

*O PREFEITO*
O prefeito Zé Maria, PC do B, destaca que Farias Brito ocupa o 20º lugar no Estado do Ceará e o motiva a continuar o trabalho em prol da cidade. “Nos motiva para continuarmos desempenhando um excelente trabalho no cuidado a Saúde de todos os fariasbritenses”, destacou.

O chefe do executivo observou que o município não possui grandes rendas e está condicionado a transferências Federais para garantir o funcionamento dos serviços. “Mas temos na gestão o compromisso de fazer uma política de saúde para todos e com qualidade”, finalizou.

Publicidade

Leia também