No dia de Nossa Senhora do Carmo, católicos acordam cedo para homenagear a padroeira do Recife

o dia de Nossa Senhora do Carmo é celebrado pelos católicos nesta segunda-feira (16). No Recife, a data, que é feriado municipal, conta com uma série de missas, procissão e eventos religiosos em homenagem à santa. A 322ª edição da festa abre as portas para o ano de jubileu em preparação para o centenário da coroação da santa como padroeira da cidade. (Veja vídeo acima)

Na capital pernambucana, a festa muda o trânsito e altera rotas de 26 linhas de ônibus. As missas são realizadas na Basílica do Carmo, no bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife. Muita gente acordou cedo para homenagear a santa.

Maria do Carmo divide o nome e dia do nascimento com o feriado da Padroeira do Recife (Foto: Reprodução/TV Globo)Maria do Carmo divide o nome e dia do nascimento com o feriado da Padroeira do Recife (Foto: Reprodução/TV Globo)

Maria do Carmo divide o nome e dia do nascimento com o feriado da Padroeira do Recife (Foto: Reprodução/TV Globo)

Uma das devotas da santa, Maria do Carmo dos Santos Silva foi à basílica vestida de amarelo, cor que é símbolo da Padroeira do Recife. Além do nome, ela divide o dia do aniversário com o feriado em homenagem a Nossa Senhora.

“É um dia muito especial para todos nós. É o dia em que estamos todos unidos num único propósito, que é pedir amor, paz e luz para os nossos governantes. O maior presente que eu poderia ganhar era que os nossos políticos tivessem a consciência de que nós somos seres humanos”, disse Maria do Carmo.

Germânia saiu cedo para homenagear Nossa Senhora do Carmo no Recife (Foto: Reprodução/TV Globo)Germânia saiu cedo para homenagear Nossa Senhora do Carmo no Recife (Foto: Reprodução/TV Globo)

Germânia saiu cedo para homenagear Nossa Senhora do Carmo no Recife (Foto: Reprodução/TV Globo)

Uma das fiéis que saiu cedo para homenagear a santa, Germânia foi à basílica mesmo utilizando um colar cervical no pescoço.

“Mesmo assim, vale a pena. Venho há 30 anos e só tenho a agradecer por tudo que ela tem feito por mim. Eu, inclusive, tenho uma filha que nasceu no dia de hoje. Venho agradecer pelo nascimento da minha filha e todas as graças que ela já me fez, que foram muitas, inclusive uma casa”, disse Germânia.

Primeira missa em homenagem a Nossa Senhora do Carmo reuniu centenas de fiéis na basílica em homenagem à santa, no Centro do Recife (Foto: Reprodução/TV Globo)Primeira missa em homenagem a Nossa Senhora do Carmo reuniu centenas de fiéis na basílica em homenagem à santa, no Centro do Recife (Foto: Reprodução/TV Globo)

Primeira missa em homenagem a Nossa Senhora do Carmo reuniu centenas de fiéis na basílica em homenagem à santa, no Centro do Recife (Foto: Reprodução/TV Globo)

Uma das tradições ligadas à devoção dos fiéis a Nossa Senhora do Carmo é a veneração pelos escapulários. Segundo o frei Rosenildo Alexandre, reitor da Basílica do Carmo, o artigo religioso serve como proteção ao fiel que o utiliza.

“O escapulário é um sinal de consagração que nós realizamos para com Nossa Senhora do Carmo. Como ela diz na aparição, ‘aqueles que morrerem revestidos por este manto não passarão pelo fogo do inferno’. Depois dessa aparição, propagou-se a devoção do escapulário no mundo inteiro”, explicou.

Além de quem sai de casa para assistir às missas, algumas pessoas celebram trabalhando o dia em homenagem à santa. Janete, conhecida como Janete das Flores, dormiu num colchão dentro da barraca em que ela atua, em frente à basílica. Ela agradece a Nossa Senhora seja pela cerâmica que ela conseguiu pôr em sua casa ou mesmo pela saúde para, ano a ano, trabalhar na festa.

“Estou aqui desde o domingo, com minha família, todos trabalhando. Chegamos às 4h30, viramos a noite aqui. Trabalho nessa festa desde que minha filha tinha cinco anos de idade. Hoje, ela tem 41”, celebrou.

Basílica do Carmo amanheceu cheia de fiéis para as missas em homenagem à Padroeira do Recife (Foto: Reprodução/TV Globo)Basílica do Carmo amanheceu cheia de fiéis para as missas em homenagem à Padroeira do Recife (Foto: Reprodução/TV Globo)

Basílica do Carmo amanheceu cheia de fiéis para as missas em homenagem à Padroeira do Recife (Foto: Reprodução/TV Globo)

 Fonte:G1

Discurso dos pré-candidatos deve mudar com TV, diz cientista política

O cientista política Lara Mesquita, da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, considera que o início oficial da campanha, a partir de 16 de agosto, deve marcar uma inflexão no discurso dos pré-candidatos à Presidência – até agora sem preocupação específica de resgatar a confiança do eleitor que declara voto nulo ou em branco nessas eleições. “Esse discurso deve aparecer nas propagandas de TV. Daí, será preciso falar com todos os perfis de eleitor”, disse ela.

O senador Alvaro Dias, do Podemos, disse que espera atingir os indecisos por meio de vídeos e postagens mais incisivas nas redes, destacando que é ficha limpa e que tem experiência administrativa – ele foi governador do Paraná.

A equipe do presidenciável do PSDB, Geraldo Alckmin, considera que o desencanto dos eleitores com a política no Brasil explica os altos índices de votos nulos e o porcentual de indecisos. Por ora, a ordem é continuar “percorrendo o País” e “dialogar com os eleitores, estejam eles indecisos ou não”.

Nas últimas semanas, no entanto, Alckmin passou a aparecer mais ao lado da mulher, Lu Alckmin, em vídeos e fotos das redes sociais. Em um deles, lembra que são casados há 39 anos e em outro afirma que é “apaixonado” por ela.

Presidente nacional do PSOL e coordenador da pré-campanha de Guilherme Boulos, Juliano Medeiros disse que o número de eleitores descrentes com o pleito pode ser creditado aos escândalos de corrupção e ao processo que levou à cassação de Dilma Rousseff. Segundo ele, a estratégia da sigla é se aproximar cada vez mais dos movimentos sociais. “A ideia é mostrar que o povo pode fazer política”, afirmou ele.

Já o presidente do PDT, Carlos Lupi, disse que Ciro Gomes, presidenciável do partido, assim como os demais, deve ter “humildade” para reconhecer as razões pelas quais tanta gente pensa em anular o voto. “Nos últimos anos, não foram poucas as notícias sobre escândalos, roubalheira e desvios”, disse ele, acrescentando que a solução continua “dentro da política”. Com informações do Estadão Conteúdo.

Fonte: Notícias ao Minuto

TSE pode decidir sobre inelegibilidade de Lula ainda neste mês

O pedido feito por dois coordenadores do Movimento Brasil Livre (MBL) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja declarado inelegível desde já, pode ser julgado durante o recesso da Corte, neste mês de julho.

Na ação, Kim Kataguiri e Rubens Nunes solicitam que, em decisão liminar, seja declarada “desde já a incontroversa inelegibilidade”, antes mesmo do prazo para registro das candidaturas, em 15 de agosto.

Lula está preso na superintendência da Polícia Federal (PF), em Curitiba (PR), condenado a 12 anos e um mês de prisão no caso do triplex no Guarujá (SP), pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), nos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Por causa da condenação em segunda instância, ele foi enquadrado na lei da Ficha Limpa e sua candidatura dependerá da Corte Eleitoral.

Após sorteio no TSE, o caso foi parar nas mãos do ministro Admar Gonzaga mas, devido ao recesso, que vai até o próximo dia 31, a ação pode ser analisada pelos ministros plantonistas. Até o dia 20, Rosa Weber, vice-presidente do tribunal, é quem ocupa a função, sendo substituída pelo presidente do TSE em seguida. Eles podem decidir ainda aguardar o fim do recesso, a fim de que a questão seja analisada pelo relator.

De acordo com informações do portal G1, na ação, o MLB ainda pede a proibição do registro de candidatura, de atos de campanha e a citação do nome de Lula em pesquisas.

Os advogados do petista se pronunciaram sobre o assunto e afirmaram se tratar de um “questionamento precoce”, já que a candidatura depende ser formalizada em convenção partidária. Dizem também que a iniciativa é “meramente midiática” e que o o pedido é “um mal concebido manifesto político travestido de ação”.

Fonte: Notícias ao Minuto

Filhote de baleia jubarte morre após encalhar em praia no extremo sul da Bahia

Um filhote de baleia jubarte morreu na tarde de domingo (15), após encalhar na praia Arakakai, em Santa Cruz Cabrália, no extremo sul da Bahia.

O filhote foi encontrado por populares que ainda tentaram salvar a baleia. A equipe do Projeto Baleia Jubarte foi para Cabrália para fazer a necropsia do filhote. Este é o terceiro encalhe de baleia na região do sul do estado. Os outros ocorreram em Prado e Alcobaça.

A temporada das baleias começa em julho, mas desde maio alguns animais já começaram a chegar na Bahia para reproduzir.

Os animais, segundo o projeto Baleia Jubarte, são atraídos para a região por conta das águas quentes, apesar da época do ano.

Fonte: G1

Pernambuco tem 91 vagas de emprego em seis cidades do Grande Recife e da Zona da Mata

A Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação de Pernambuco (Sempetq) oferece, nesta segunda-feira (16), oportunidades de emprego em seis municípios da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata do estado. Ao todo, há 91 vagas de trabalho na capital e em cidades como CamaragibeIpojucaPaulistaPaudalho e Vitória de Santo Antão.

Caso haja interesse em alguma das vagas, é necessário comparecer a uma das unidades da Agência do Trabalho.

Confira as oportunidades:

Camaragibe

Representante comercial autônomo

Quantidade de vagas 10
Experiência requerida Seis meses
Salário Não informado
Escolaridade Ensino médio incompleto

Ipojuca

Auxiliar de mecânico de automóveis

Quantidade de vagas 1
Experiência requerida Seis meses (com CTPS)
Salário R$ 954
Escolaridade Ensino médio completo

Eletricista de instalações de veículos automotores

Quantidade de vagas 1
Experiência requerida Seis meses (com CTPS)
Salário R$ 1.575
Escolaridade Ensino médio completo

Gerente de hotel residencial

Quantidade de vagas 1
Experiência requerida Seis meses (com CTPS)
Salário R$ 2.000
Escolaridade Ensino médio completo

Mecânico de automóveis em geral

Quantidade de vagas 1
Experiência requerida Seis meses (Com CTPS)
Salário R$ 2.160
Escolaridade Ensino médio completo

Montador de móveis e artefatos de madeira

Quantidade de vagas 6
Experiência requerida Seis meses (Com CTPS)
Salário Não informado
Escolaridade Ensino médio completo

Auxiliar de limpeza

Quantidade de vagas 2
Experiência requerida Seis meses (Com CTPS)
Salário Não informado
Escolaridade Ensino médio completo

Estoquista

Quantidade de vagas 5
Experiência requerida Seis meses
Salário Não informado
Escolaridade Ensino médio completo

Motorista carreteiro

Quantidade de vagas 4
Experiência requerida Seis meses (Com CTPS)
Salário R$ 1.959,04
Escolaridade Ensino fundamental completo

Motorista de carro de passeio

Quantidade de vagas 1
Experiência requerida Seis meses (Com CTPS)
Salário R$ 1.959,04
Escolaridade Ensino fundamental completo

Vendedor

Quantidade de vagas 10
Experiência requerida Seis meses (Com CTPS)
Salário Não informado
Escolaridade Ensino médio completo

Técnico de controladoria

Quantidade de vagas 1
Experiência requerida Seis meses (Com CTPS)
Salário Não informado
Escolaridade Ensino superior completo

Paudalho

Montador de bicicletas

Quantidade de vagas 1
Experiência requerida Seis meses (Com CTPS)
Salário Não informado
Escolaridade Ensino fundamental incompleto

Paulista

Mecânico de automóvel

Quantidade de vagas 1
Experiência requerida Seis meses (Com CTPS)
Salário Não informado
Escolaridade Não exigido

Pintor de automóveis

Quantidade de vagas 1
Experiência requerida Seis meses
Salário Não informado
Escolaridade Ensino médio completo

Recife

Arte-finalista (desenhista técnico de artes gráficas)

Quantidade de vagas 2
Experiência requerida Seis meses (Com CTPS)
Salário R$ 1.200
Escolaridade Ensino médio incompleto

Atendente de lavanderia

Quantidade de vagas 1
Experiência requerida Seis meses (Com CTPS)
Salário R$ 1.115
Escolaridade Ensino médio completo

Auxiliar de mecânico de automóveis

Quantidade de vagas 1
Experiência requerida Seis meses (Com CTPS)
Salário R$ 960
Escolaridade Ensino médio completo

Auxiliar mecânico de ar-condicionado

Quantidade de vagas 1
Experiência requerida Seis meses (Com CTPS)
Salário Não informado
Escolaridade Ensino médio incompleto

Costureira em geral

Quantidade de vagas 2
Experiência requerida Seis meses (Com CTPS)
Salário R$ 1.240
Escolaridade Ensino médio completo

Eletricista bobinador

Quantidade de vagas 1
Experiência requerida Seis meses (Com CTPS)
Salário R$ 1.300
Escolaridade Ensino médio completo

Instrutor de autoescola

Quantidade de vagas 10
Experiência requerida Seis meses (Com CTPS)
Salário R$ 1.240
Escolaridade Ensino médio completo

Mecânico de manutenção de caminhão a diese

Quantidade de vagas 1
Experiência requerida Seis meses (Com CTPS)
Salário Não informado
Escolaridade Ensino fundamental completo

Pintor de automóveis

Quantidade de vagas 1
Experiência requerida Seis meses
Salário Não informado
Escolaridade Não exigido

Pintor de automóveis

Quantidade de vagas 1
Experiência requerida Seis meses (Com CTPS)
Salário R$ 1.000
Escolaridade Ensino médio completo

Secretária(o) executiva(o)

Quantidade de vagas 1
Experiência requerida Seis meses (Com CTPS)
Salário R$ 1.000
Escolaridade Ensino superior completo

Tosador

Quantidade de vagas 1
Experiência requerida Seis meses (Com CTPS)
Salário R$ 1.320
Escolaridade Ensino médio completo

Mecânico eletricista de automóveis

Quantidade de vagas 1
Experiência requerida Seis meses (Com CTPS)
Salário Não informado
Escolaridade Ensino médio incompleto

Lanterneiro de automóveis

Quantidade de vagas 1
Experiência requerida Seis meses (Com CTPS)
Salário R$ 1.000
Escolaridade Não exigido

Oficial de manutenção civil

Quantidade de vagas 1
Experiência requerida Seis meses (Com CTPS)
Salário R$ 2.000
Escolaridade Ensino médio completo

Operador de motoniveladora

Quantidade de vagas 1
Experiência requerida Seis meses (Com CTPS)
Salário R$ 1.600
Escolaridade Ensino médio completo

Preparador fisiocorporal

Quantidade de vagas 5
Experiência requerida Não exigido
Salário R$ 1.500
Escolaridade Ensino superior completo

Vendedor orçamentista

Quantidade de vagas 1
Experiência requerida Seis meses (Com CTPS)
Salário R$ 1.200
Escolaridade Ensino médio completo

Representante comercial autônomo

Quantidade de vagas 10
Experiência requerida Seis meses (Com CTPS)
Salário Não informado
Escolaridade Ensino médio incompleto

Vitória de Santo Antão

Porteiro

Quantidade de vagas 1
Experiência requerida Seis meses (Com CTPS)
Salário Não informado
Escolaridade Ensino médio completo

 

Fonte: G1