A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte informa,quanto às demandas apresentadas pela população do bairro Vila Real acerca da Unidade Básica de Saúde (UBS) 47, que, em relação à falta de médico na equipe, a coordenação da Atenção Primária está solicitando, junto ao Ministério da Saúde, ampliação de vagas do Programa “Mais Médicos”, modalidade de vínculo que garante a permanência de médicos nas UBS por maior período. Quando forem obtidas as vagas, a equipe 47 será uma das priorizadas. Apesar da ausência temporária de médico, a equipe segue atuante, realizando a campanha de vacinação contra a gripe, levando as vacinas até os acamados, e fazendo o possível para garantir o melhor serviço para a comunidade.
Com relação ao atendimento odontológico, já foi solicitada a implantação de equipe de Saúde Bucal nesta Unidade. Os trâmites burocráticos estão em andamento para que o Ministério da Saúde possa autorizar a implantação da equipe.
A respeito dos medicamentos, o Município recebe mensalmente todos os medicamentos necessários para o atendimento na Atenção Primária. A última entrega de medicamentos pela Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (CAF) na UBS 47 aconteceu no dia 18 de maio. Entretanto, alguns itens licitados via Governo do Estado não foram recebidos. Nesse sentido, a gestão municipal está licitando os medicamentos que são fornecidos pelo Estado para que o Município possa adquiri-los e garantir que não falte nenhum destes nas Unidades.
Diante da necessidade de dispensação desses medicamentos, principalmente de hipertensão, diabetes e asma, a Secretaria reforça que existe uma alternativa onde estes podem ser recebidos gratuitamente, em posse da receita, que é através do Programa do Governo Federal “Aqui tem Farmácia Popular”. Em Juazeiro do Norte, as farmácias credenciadas são a Pague Menos, Santa Cecília, Conviva e Gentil.