Após 12 anos sem partos, criança nasce em Fernando de Noronha

A casa onde foi realizado o parto (Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo )

Publicidade

Uma mulher de 22 anos deu à luz uma criança em casa, no bairro da Floresta Velha, em Fernando de Noronha, na madrugada deste sábado (19). Havia 12 anos que não eram realizados partos na ilha. A mãe, uma dona de casa que preferiu não se identificar, informou que não sabia que estava grávida.

O nascimento de crianças não é autorizado no arquipélago. A Secretaria de Saúde informa que o hospital de Fernando de Noronha não tem as condições necessárias para assistir partos.

A administração da ilha divulgou uma nota sobre o assunto, em que confirma o caso e diz que não há registro de qualquer atendimento de pré-natal ou assistência semelhante à família nas unidades de saúde locais. (Veja íntegra abaixo)

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de Fernando de Noronha é estimada em 3.016 pessoas. Os dados são de 2017.

Surpresa

Para a mãe da criança, o nascimento foi uma surpresa. “Eu fiz exame [de gravidez] e deu negativo. Eu não senti nada durante toda a gestação. Na noite de sexta-feira tive uma cólica e, quando fui ao banheiro, vi um negócio descendo por entre minhas pernas. Aí foi na hora em que o pai da criança chegou e pegou. Era um bebê, uma menina. Eu fiquei paralisada, não sabia que estava grávida”, contou.

O pai da menina também afirmou não saber da gravidez da mulher. “Eu ainda estou nervoso. Eu não sabia de nada, ela acordou a mãe dizendo que estava com uma dor. Nós ligamos para o Samu, mas não deu nem tempo da ambulância chegar. Eu fiz o parto, acho que foi Deus”, emocionou-se o frentista.

O homem, que não tem carro, levou a filha caminhando até o Hospital São Lucas. A mãe da garota também foi levada para o hospital, na ambulância. A mulher já tem outra filha e o primeiro parto foi realizado no continente.

“Se eu soubesse que estava grávida não teria minha filha aqui. Eu teria feito o pré-natal e tomaria as vacinas. Ainda bem que foram feitos os exames e não deu nada. Eu não arriscaria a minha vida nem da milha filha”, disse.

Nota oficial

A Administração de Fernando de Norornha divulgou uma nota oficial sobre o nascimento. Confira a íntegra:

“Neste sábado (19), a unidade hospitalar de Fernando de Noronha realizou atendimento a uma criança recém-nascida, trazida pelo seu pai, e sua genitora. A mãe, que deseja não ser identificada, entrou em trabalho de parto em sua residência, e após o genitor auxiliar no procedimento, o mesmo encaminhou a criança para a unidade hospitalar. A família informa não saber da existência da gravidez, assim como inexiste atendimento de pré-natal ou qualquer outra assistência semelhante nos registros das unidades de saúde em nome da família.

A Superintendência de Saúde ressalta a importância de se fazer o pré-natal, para monitoramento e controle de índices glicêmicos, hipertensão, diabetes, anemia, doenças transmissíveis e etc, incluindo exames de imagem, como USG, que avalia as condições físicas da criança no útero. Todos os cuidados do pré-natal visam identificar qualquer complicação com antecedência, podendo assim serem tomadas medidas emergenciais para garantia da saúde, tanto da mãe como do bebê”.

Campanha de ajuda

Muitos moradores estão comemorando o nascimento da criança, e a família já começa a receber doações. “Eu vim trazer roupinha para a noronhense que nasceu hoje. Para a gente é uma alegria ter uma noronhense nascendo na ilha, finalmente depois de tanto tempo. Estamos nos mobilizando para ajudar a família”, informou a empresária Dora Costa.

Fonte: G1 Nordeste

Publicidade

Leia também