O município de Farias Brito tem comemorado avanços em vários setores, mesmo em meio à crise nas gestões públicas, enfrentadas em todo o país.
Em um comparativo entre os anos de 2017 e 2016, os repasses feitos pelo governo federal caíram cerca de R$ 2 milhões, no município de Farias Brito. Segundo o prefeito José Maria (PCdoB), a diminuição na receita afetou o desempenho de algumas atividades, mas não foi o suficiente para fazer com que os compromissos e contas do primeiro ano de gestão não fossem cumpridos.
O prefeito considera que houve avanços significativos nos setores de Educação, Saúde, Infraestrutura, dentre outros.
O município tem se destacado no estado entre os melhores índices na educação. Em 2017, a prefeitura de Farias Brito investiu mais de 30% de sua receita, na área e isto tem trazido resultados satisfatórios, como a elevação no índice de crianças alfabetizadas, e premiações de escolas nota 10. Mesmo assim, Zé Maria ressalta a importância de continuar priorizando e aprimorando os métodos de ensino no município, e ressalta o seu desejo de implementar o ensino integral, que de acordo com ele, ainda não foi aplicado por que o município ainda não tem estrutura e condições financeiras para isso.
Na saúde, José Maria destaca a pesquisa de satisfação feita recentemente e que indicou que 71% da população aprova os serviços de saúde do município. Ele enfatiza ainda que os serviços de atenção primária do município tem se saído muito bem contando hoje com nove postos de Programa de Saúde da Família (PSF), mas que o sistema de serviços secundários e terciários, como grandes cirurgias, ainda deixam muito a desejar. “Eu acredito que o nosso sistema é razoável, eu não diria que nosso sistema é o melhor serviço, mas o nosso SUS funciona e eu me dedico pessoalmente a isso’’, afirma Zé Maria.
Para ele as conquistas e o reconhecimento pelo trabalho só aumentam a responsabilidade e o compromisso da gestão em avançar ainda mais.