Polícia apreende 98 celulares em ação contra roubos no Recife

Quase cem celulares foram apreendidos pela polícia, no Recife (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Publicidade

A Polícia Civil divulgou nesta sexta-feira (9) a apreensão de 98 celulares, na Avenida Dantas Barreto, na área central do Recife, onde funciona a “feira do troca”. Durante a ação, realizada na quinta-feira (8), 22 pessoas foram detidas, suspeitas do crime de receptação dolosa (com intenção), sendo três autuadas em flagrante.

Ao todo, 60 policiais participaram da ação, que teve objetivo de reprimir roubos e furtos de aparelhos móveis e retirar de circulação, antes do Carnaval.

De acordo com o delegado Sérgio Ricardo, Diretor Integrado Metropolitano, trata-se de uma operação inédita, para tentar coibir o comércio ilegal de aparelhos roubados. “O objetivo é enfrentar a criminalidade de roubos e furtos de celulares. Será realizada uma série de ações nesse sentido, porque temos uma série de ferramentas para detectar os celulares, mas é preciso que o cidadão tenha consciência e nos ajude”, disse Sérgio.

Polícia realizou ação para apreender celulares roubados no centro do Recife (Foto: Divulgação/Polícia Civil)Polícia realizou ação para apreender celulares roubados no centro do Recife (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Polícia realizou ação para apreender celulares roubados no centro do Recife (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Uma das pessoas autuadas em flagrante vai responder por roubo. As outras serão investigadas. Segundo Sérgio Ricardo, algumas das pessoas detidas apresentaram nota fiscal e tiveram os celulares restituídos, mas todas continuam monitoradas pela polícia.

Alerta celular

A Polícia pede que, independente de serem roubadas, as pessoas cadastrem os celulares no sistema Alerta Celular, da Secretaria de Defesa Social (SDS), por onde é possível restituir os aparelhos roubados em caso de recuperação durante ações da polícia. Para isso, é preciso cadastrar o código Imei no portal da SDS.

Durante as prévias de carnaval, a Secretaria de Defesa Social (SDS) promoveu, no sábado (3) e no domingo (4), uma iniciativa para ajudar quem perder ou tiver o telefone roubado em prévias carnavalescas. Estandes da polícia foram montados no Recife e em Olinda para facilitar o cadastramento no Sistema Alerta Celular. O programa permite também o bloqueio do aparelho, por meio de uma ferramenta na internet.

Como fazer

Para fazer o cadastramento, é preciso entrar no site da SDS e acessar a ferramenta Alerta Celular, no painel ‘Destaque’, no lado direito da página.

No cadastro, a pessoa precisa informar o Identificador Internacional de Dispositivo Móvel (Imei). É uma série de códigos numéricos que todo aparelho possui com registro na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Esse número se obtém com uma consulta à nota fiscal ou à caixa do aparelho. Além disso, é facilmente encontrado usando o teclado do próprio celular: basta digitar *#06#, que o código aparecerá na tela (uma série de 15 dígitos).

Fonte: G1 Nordeste

Publicidade

Leia também