Monitor da Violência: 31 mortes violentas monitoradas tiveram autoria identificada em PE; 89 das 106 tiveram atualização repassada

Levantamento do G1 constatou que houve 106 mortes violentas em Pernambuco entre 21 e 27 de agosto (Foto: Arte/TV Globo)

Publicidade

O total de 89 mortes violentas que tiveram atualizações informadas pelo governo de Pernambuco, contabilizadas pelo G1 no projeto Monitor da Violência, 31 casos tiveram os autores identificados, dois meses após abertos os inquéritos policiais. Nesse grupo de mortes violentas atualizadas, estão 81 homicídios, seis suicídios e uma morte a esclarecer ocorridos no estado.

O último caso que completa essa lista de atualizações se refere ao assassinato de Kelvin Luan Nascimento, de 24 anos. A Polícia Civil de Pernambuco informou que o crime ocorreu em Olinda em 19 de agosto, ou seja, fora do período do levantamento do G1. Porém, o fato de a morte da vítima ter acontecido no dia 24 de agosto justifica a sua permanência nas estatísticas do projeto, que contabilizou 106 casos de mortes violentas em Pernambuco entre os dias 21 e 27 de agosto.

Desse total de casos monitorados, 83,9% tiveram informações atualizadas, informadas pelo governo do estado. O número de autores identificados pela Polícia Civil de Pernambuco corresponde a 34,8% das mortes atualizadas. Segundo a corporação, as investigações continuam em andamento.

Com relação aos seis suicídios que compõem a lista atualizada, a Polícia Civil de Pernambuco informou que, por serem crimes contra a própria vida do autor, são casos sem prisões, encaminhados à Justiça com pedido de arquivamento.

PÁGINA ESPECIAL: quem são as vítimas

AS CAUSAS DA EPIDEMIA DE MORTES: o que diz pesquisador do NEV

O QUE PODE SER FEITO PARA ENFRENTAR A EPIDEMIA DE MORTES: diretores do FBSP analisam

Desse grupo de casos com atualizações repassadas pela Polícia Civil, 38 mortes violentas ocorreram na Região Metropolitana do Recife, sendo a autoria identificada em 13 delas. Na Zona da Mata e no Agreste do estado, 12 dos 33 casos informados pela polícia tiveram a autoria identificada. No Sertão, seis dos 18 casos de mortes violentas tiveram os autores identificados.

Até a data desta publicação, seis pessoas foram presas, sendo duas em flagrante delito e quatro preventivamente. Houve também a apreensão de dois menores, cujas idades não foram informadas. Também foram encaminhados 13 pedidos de prisão preventiva à Justiça. Um deles foi deferido, mas o autor do crime está foragido.

G1 entrou em contato com a assessoria da Polícia Civil de Pernambuco, que informou estar aguardando as respostas dos delegados responsáveis pela investigação das demais mortes violentas monitoradas pelo projeto para fornecer as atualizações sobre esses casos solicitadas pela reportagem.

Monitor da Violência

G1 registrou, no período de 21 a 27 de agosto, todas as mortes violentas ocorridas no Brasil. Agora, acompanha todos esses casos. O trabalho é resultado de uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP e com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Com uma série de iniciativas que envolvem reportagem e análise de dados, o projeto se chama Monitor da Violência.

Fonte: G1 nordeste

Publicidade

Leia também