Metrô monta esquema especial para o desfile do Galo da Madrugada e espera transportar 430 mil foliões

Metrô do Recife vai operar das 5h às 23 no dia do desfile do galo, no sábado (10) (Foto: Priscila Miranda/G1)

Publicidade

Metrô do Recife montou um esquema especial para garantir a mobilidade dos foliões que forem brincar no Galo da Madrugada, no Sábado de Zé Pereira (10), no Centro da cidade. A operação dos 22 trens começa às 5h e vai até as 23h. A expectativa é transportar 430 mil pessoas no dia do desfile. A tarifa custa R$ 1,60.

Os detalhes da operação do metrô foram divulgados na manhã desta quarta-feira (7), em entrevista coletiva, no Recife. Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a Linha Centro vai operar com intervalos mínimos de cinco minutos, no horário de pico (das 5h às 9h e das 16h30 às 19h30). O serviço será prestado na ida para o desfie e na volta.

A Linha Sul contará com intervalos de sete minutos. A CBTU alerta que as estações desse ramal estarão fechadas para embarque entre 14h e 20h. Elas vão funcionar apenas para desembarque de passageiros. O embarque será feito apenas por meio das estações Recife e Joana Bezerra.

A linha Diesel (VLT) vai funcionar entre 5h e 20h. Ela também vai operar somente para desembarque, a partir das 14h.

Representantes das polícias, bombeiros e CBTU se reuniram nesta quarta-feira (7), no Recife (Foto: Cláudia Ferreira/G1)Representantes das polícias, bombeiros e CBTU se reuniram nesta quarta-feira (7), no Recife (Foto: Cláudia Ferreira/G1)

Representantes das polícias, bombeiros e CBTU se reuniram nesta quarta-feira (7), no Recife (Foto: Cláudia Ferreira/G1)

Serviços

O metrô também vai contar com um esquema integrado de segurança para garantir a proteção de quem vai curtir a festa. Um dos destaques será o Juizado do Folião, localizado na Estação Central do Metrô no Recife.

A força-tarefa será composta por diversas entidades. Elas vão trabalhar em conjunto para solucionar eventuais crimes que venham a ocorrer durante os festejos.

No Juizado do Folião vão atuar representantes da Secretaria de Defesa Social (SDS), das Polícias Civil e Militar, Secretaria de Direitos Humanos, Secretaria da Infância e Juventude, Tribunal de Justiça, Instituto de Medicina Legal (IML), Instituto de Criminalística (IC), entre outros.

De acordo com a delegada Verônica Azevedo, o Juizado do Folião atenderá casos de menor potencial ofensivo. “Teremos defensor público, juiz e todas as condições para ocorrer uma audiência e custódia. O suspeito já sairá daqui com sua pena ou podendo retornar à folia”, esclareceu.

A CBTU investiu cerca de R$ 33 mil para a construção do Juizado do Folião. “O metrô é o meio de transporte que deixa o folião mais próximo do Galo, no foco da folia. O fluxo de pessoas é imenso. É importante que o metrô atue como uma área estratégica para a segurança”, defende Murilo Esteves, gerente de Operações de Estações.

Segurança

Além do Juizado, o efetivo dos agentes de segurança será reforçado nas ruas do Centro do Recife para o Galo. Serão 3.662 policiais militares, 492 policiais civis, 58 agentes da Polícia Científica, 835 Bombeiros Militares e 300 guardas municipais.

“É uma estrutura para receber qualquer demanda de ocorrência no Galo da Madrugada, são mais de 5 mil agentes de segurança”, afirma o Coronel Jonas Souza, que preside o grupo de trabalho (GT) Carnaval da Polícia Militar.

Em relação ao monitoramento da áreas, foram instaladas 105 câmeras na estação central do Recife, outras 25 ao longo do percurso do Galo e mais 21 nas áreas adjacentes.

Vanessa da Mata (Foto: Marcos Hermes/Divulgação)Vanessa da Mata (Foto: Marcos Hermes/Divulgação)

Vanessa da Mata (Foto: Marcos Hermes/Divulgação)

Fonte: G1 Nordeste

Publicidade

Leia também