Estoque de sangue do Hemoal é considerado crítico para o carnaval

Estoque de bolsas de sangue no Hemoal está em situação crítica (Foto: Carla Cleto/ Ascom Sesau)

Publicidade

Faltando poucos dias para o carnaval, o estoque de sangue do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está bem abaixo do ideal. Quase a metade do necessário para atender a demanda.

Nesta terça-feira (6), a unidade conta com 62 bolsas de sangue, quando seriam necessárias 300.

A assistente social do Hemoal, Graça Padillha, reforça a necessidade de doações especialmente neste período, onde historicamente há um aumento no número de acidentes e consequente aumento no número de pessoas que precisam de sangue.

“Nessa época, a necessidade aumenta em média 25 a 30%. Precisamos estar preparados para atender. Por isso, trabalhamos de forma preventina”, afirma Graça.

Das 162 bolsas, são 70 de A+, 22 de B+, 58 de O+ e apenas 1 de AB. Os tipos negativos estão em estado ainda mais crítico. São somente 4 bolsas de A-, 1 de B-, 3 do AB- e 3 do 0-.

Para tentar ampliar o estoque, o Hemoal está fazendo coletas externas. Nesta quarta (7), a unidade móvel estará na Barra Nova, na Escola José Bispo; na quinta (8) as doações podem ser feitas no Posto de coleta de Coruripe.

A unidade do Hemoal no Trapiche, em Maceió, também terá horário de atendimento ampliado no sábado de carnaval. “No sábado, vamos fazer coletas até as 17h. E na quarta-feira de cinzas reabriremos em horário normal, de 7h às 18h. Estamos fazendo uma campanha também. Quem fizer a doação essa semana vai ganhar uma blusa do bloco ‘Hemovida’”.

No Hemocentro de Arapiraca (Hemoar), o estoque está um pouco melhor. Nesta terça, a unidade conta com 297 bolsas. A assistente social e gerente de qualidade do Hemoar, Márcia Maria Rocha, explica que, mesmo com um número adequado de bolsas, é muito importante que as doações continuem sendo feitas.

“Nós tivemos um feriado no dia 2, agora teremos 3 dias sem coletar. Precisamos ter mais doações para que possamos atender a demanda de carnaval e manter um estoque estável depois do feriado também”, esclarece Márcia.

Fonte: Notícias ao minuto

Publicidade

Leia também