Por Agência News Cariri
Em menos de quinze dias oito revólveres foram apreendidos e cinco espingardas foram recolhidas em toda a extensão do território Caririense. As apreensões foram resultados de investigações e denúncias anônimas.
Um quarteto foi preso pela POG após serem acusados de um assalto seguido de agressão física ocorrido nas imediações do sítio Espírito Santo que faz divisa entre Salitre e Campos Sales-CE. O destacamento da Polícia Militar (PM) foi acionado e se dirigiram rapidamente ao local, mas chegando às proximidades da localidade Baixa do Meio se depararam com os quatro indivíduos identificados por José Willian de Araújo Martinho Lucena, de 18 anos, Paulo Henrique dos Santos, 22, Daniel Ramom Torres, 25 e Francisco das Chagas do Nascimento, de 23 anos. No momento da abordagem foi encontrada uma mochila que continha dois cartuchos intactos de calibre 38, dois aparelhos celulares, uma bala clava e roupas. Mas antes da abordagem um dos acusados despejou um revólver calibre 38 em uma mata fechada e os militares notando, encontram em seguida.
Uma arma de fogo foi apreendida pelo RAIO na última sexta-feira, dia 26, no interior da casa de uma família nas imediações do Sítio Luanda, no Distrito do Arajara em Barbalha-CE. A equipe do RAIO 03 se dirigiu até endereço citado após serem informados de que o indivíduo identificado posteriormente por Gustavo Souza Xavier, de 21 anos estava exibindo armas de fogo nas redes sociais. De imediato a equipe foi até o local e se deparou com o padrasto do que acusado, já que o mesmo não estava em casa. Após autorização a composição fez vistorias em todos os cômodos da casa e encontrou dentro de uma caixa de papelão uma espingarda artesanal cal.12 , bem como 5 pinos de cocaína ,pesando 10 gramas.
Um indivíduo acusado de porte ilegal de arma de fogo e roubo foi preso na tarde desta sexta-feira, dia 26, nas imediações da cidade de Crato-CE durante perseguição. O infrator estava com um comparsa que morreu tempo depois. Os acusados conduziam um veículo quando ao chegar a um determinado trecho avistaram a PRE (Polícia Rodoviária Estadual) por meio do Grupo Tático rodoviário (GTR) que estava realizando blitz e abordagens de rotina e tentaram empreender fuga. A polícia de imediato iniciou a perseguição e em um determinado trecho os infratores abandonaram o carro que desceu de ré batendo no parapeito do viaduto e em seguida se embrenharam para dentro de um matagal fechado. Com rapidez e eficácia os militares do GTR entraram junto com eles e solicitando apoio do Batalhão de Divisas conseguiram prender um dos acusados identificado posteriormente por Sueanderson Araújo Dias, de 23 anos, de vulgo “Daozim”, já o outro continuou fugindo sendo encontrado em seguida jogado no chão baleado e com uma arma de fogo do lado, onde foi socorrido pela equipe para o hospital São Camilo , porém não resistindo à gravidade dos ferimentos veio a óbito. De posse dos indivíduos foi apreendido um revólver calibre 38 com cinco munições intactas “Daozim” foi conduzido juntamente com o veículo e arma apreendida para a DRPC (Delegacia Regional de Polícia Civil) onde foi descoberto que o mesmo juntamente com o comparsa morto já respondia por vários crimes. Ele foi apresentado para as autoridades e atuado por porte ilegal de arma de fogo e roubo.
Um indivíduo identificado por Vanderley Soares de Oliveira, de 20 anos, foi preso nas imediações da Rua 02 na Vila Santa Rita, bairro São Miguel em Crato-CE acusado de porte ilegal de arma de fogo. O mesmo ainda tentou fugir, mas foi pego nas imediações de uma construção. No imóvel do acusado foi apreendido sob um “rack” (móvel) um revólver calibre 38, TAURUS, com capacidade para 06 tiros.
A equipe do RAIO 07 estava realizando um patrulhamento de rotina nas imediações de um bar no bairro Franciscanos quando se deparou com um indivíduo fumando um cigarro de maconha na porta do estabelecimento comercial e fizeram uma abordagem. O acusado identificado por Ronaldo da Silva Alencar, de 34 anos informou para os militares que era o proprietário do local e após serem realizadas buscas por mais algum tipo de material ilegal uma arma de fogo calibre 38 com cinco munições intactas foi encontrada dentro do fogão.
Na última segunda-feira, dia 29, um revólver calibre 32, quatro espingardas socadeiras, cinco canos de espingardas artesanais e peças para conserto de armas foram apreendidos após denúncias de que um indivíduo identificado por Joaquim Frutuoso de Oliveira, de 42 anos estar ameaçando a família em Várzea Alegre-CE. O mesmo relatou a polícia que fabricava armas e fazia manutenção nas mesmas.
No bairro Campo Alegre em Crato-CE um revólver calibre 38 com seis cartuchos intactos e 42 sobressalentes foi apreendido das mãos de um idoso identificado por José Pedro Lima, de 82 anos.
Já em Crato-CE, no último domingo, dia 21, Vila São Francisco após o RAIO estar fazendo um patrulhamento de rotina avistaram um indivíduo identificado por “Cabal” correr ao ver a equipe se aproximar. Após serem feitas no interior da residência foi encontrado 882 gramas de maconha, dois aparelhos celulares, embalagens plásticas usadas para colocar o entorpecente e R$ 359,25 em espécie. No local ainda foi encontrado uma menor de 16 anos que informou o nome de dois indivíduos, sendo Paulo Henrique Soares da Silva e Cícero Alisson Moreira do Nascimento, aonde após buscas os mesmos foram encontrados e de posse de “Alisson” foi apreendido um revólver calibre 22, com cinco munições intactas.