LOGO-NEWS-CARIRI

Meteoritos que caíram na Terra em 1998 contêm ‘ingredientes da vida’

DR

Publicidade

Dois meteoritos que caíram na Terra em 1998 (em momentos diferentes) contêm “ingredientes da vida”, como água líquida, aminoácidos e hidrocarbonetos, segundo um estudo divulgado nesta quarta-feira (10).

De acordo com a investigação publicada na revista ‘Science Advances’, trata-se dos primeiros meteoritos encontrados com estes ‘ingredientes’. Um deles caiu perto de um campo de basquetebol infantil no Texas, nos Estados Unidos, em março de 1998, e o outro próximo de Marrocos, em agosto do mesmo ano.

Uma equipe internacional de cientistas, incluindo países como Reino Unido, Japão e Estados Unidos, chegou a essa conclusão a partir da análise, com técnicas de microscopia e raios-X, de amostras de pequenos cristais de sal recolhidos dos meteoritos, que foram preservados pela agência espacial norte-americana NASA.

O estudo, feito em parte no Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, nos Estados Unidos, sugere que o planeta-anão Ceres, localizado na Cintura de Asteroides, entre Marte e Júpiter, pode ser a fonte dos compostos orgânicos detectados nos meteoritos.

Os pequenos cristais que contêm aminoácidos, hidrocarbonetos e vestígios de água são mais finos do que um fio de cabelo.

Os autores do estudo defendem que os vestígios microscópicos de água remontam à “infância” do Sistema Solar, formado há 4,5 bilhões de anos.

“Tudo leva a concluir que a origem da vida pode estar em outros lugares”, afirmou a autora principal do estudo, Queenie Chan, investigadora da The Open University, no Reino Unido, citada em comunicado pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley. Com informações da Lusa.

Fonte: Noticias ao Minuto

Leia também

TV News Cariri

Publicidade

D11A263B-75AC-4AE9-BD5D-7AF9BC13F183
9FCD55DA-241A-4142-B7BD-393AC64E7B57

Contatos:

E-mail : nnewscariri@gmail.com

Últimas