Bloco Banhistas do Pina resgata origens da agremiação com o tema ‘Salve Nossas Cores’

Publicidade

Em comemoração aos 86 anos de fundação, o Bloco Carnavalesco Misto Banhistas do Pina vai realizar uma programação especial, que culmina com o tradicional Baile Azul e Branco, no dia 3 de fevereiro, na sede da agremiação, no bairro do Pina, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Com o tema “Salve Nossas Cores”, a agremiação resgata acervo historiográfico do bloco e realiza exposição no Museu da Abolição.
Bloco de pau e corda tradicional, o desfile da agremiação vai trazer um misto de elementos que lembram a origem do bloco, como a relação com a natureza e com a praia, o pertencimento comunitário, o cordão azul do pastoril, a pesca, a espiritualidade e o misticismo do mar do Pina.
A programação tem início no dia 27 de janeiro, com o lançamento do “Caderno de Canções Somos Banhistas do Pina”, que acontece no Paço do Frevo, no Bairro do Recife, às 17h.
No dia 1º de fevereiro, começa a exposição “Banhistas do Pina – 86 anos de Frevo”, no Museu da Abolição, a partir das 17h. Já no dia 2 de fevereiro, será realizada uma oficina de artes plásticas com as crianças da agremiação.
O ponto alto dos festejos será no dia 3 de fevereiro. A partir das 19h, ocorrerá uma missa em ação de graças ao Bloco, na Matriz de Nossa Senhora do Rosário, na Avenida Herculano Bandeira, no Pina.
Em seguida, um cortejo formado por moradores, foliões, orquestra e corais, segue até a sede do bloco, localizada na Rua São Luiz, nº316, no bairro do Pina. No local, haverá um grande bolo e será cantado parabéns ao bloco.
Por fim, acontece o tradicional Baile Branco e Azul. O evento tem entrada gratuita e para participar é preciso vestir roupas unicamente azul e/ou branco.
O bloco participará, ainda, do Desfile de Agremiações do estado, no dia 11 de fevereiro, na Avenida Dantas Barrreto. O desfile ainda não tem horário definido.

Programação
27/01 – Lançamento do Caderno de Canções dos Banhistas – Paço do Frevo, Bairro do Recife, às 17h
01/02 – Exposição “Banhistas do Pina – 86 anos de Frevo” – Museu da Abolição, às 17h
02/02 – Oficina de artes plásticas com crianças, às 15h, na sede do bloco, na Rua São Luiz, nº 316, no bairro do Pina, em Bora Viagem
03/02 – Missa em ação de graças ao bloco, às 19h, na Matriz de Nossa Senhora do Rosário, na avenida Herculano Bandeira, no bairro do Pina. Em seguida, cortejo até a sede do bloco, finalizando com o Baile Azul e Branco.

Fonte: Notícias ao Minuto

Publicidade

Leia também